Publicado em: 26/03/2010

Data: 26/03/2010
Local: Anfiteatro Azul – Prédio 43412

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Marcelo Soares Pimenta (UFRGS)
Profa. Dra. Renata de Matos Galante (UFRGS)
Prof. Dr. Stanley Loh (UCPel)
Profa. Dra. Mirella Moura Moro (UFMG)

Presidente da Banca: Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira

Resumo:
No meio acadêmico, os trabalhos de pesquisa científica, muitas vezes, são efetuados através de colaborações e cooperações entre pesquisadores e grupos de pesquisa. Existem pesquisadores atuando nos mais variados assuntos e nas mais diversas áreas de pesquisa. Identificar novos parceiros para execução de trabalhos de pesquisa conjuntos e/ou analisar o nível de cooperação com os atuais parceiros podem ser tarefas bastante complexas. Abordagens visando a recomendação de novas colaborações podem ser importantes neste sentido.
Esta proposta de tese está inserida no contexto acima exposto. A abordagem proposta visa considerar a área de atuação do usuário alvo da recomendação tentando casar esta informação para recomendar um pesquisador com perfil similar. Grande parte das abordagens que efetuam recomendação de colaborações foca em recomendar experts em uma determinada área ou informação. Estas não consideram a área de atuação do usuário alvo da recomendação. A abordagem desta proposta de tese também visa trabalhar com a obtenção de informações sobre os relacionamentos entre usuários, de forma implícita, em dados sobre publicações obtidos de bibliotecas digitais.
Além disso, a abordagem proposta inclui a recomendação não só de novas colaborações, como também, a recomendação de intensificação de colaborações já existentes, o que não é considerado por outros trabalhos relacionados. Muitas soluções apresentadas focam em questões apenas estruturais da rede social para efetuar as recomendações. A abordagem proposta considera tanto a parte semântica envolvendo o relacionamento entre os pesquisadores por áreas de pesquisa quanto a questão estrutural pela análise da existência de relacionamentos entre os pesquisadores. Outra consideração importante diz respeito ao trabalho proposto visar incluir a análise de qualidade de grupos sociais como um dos critérios de decisão para recomendação de colaborações. Não foram encontrados trabalhos correlatos que fizessem uso deste tipo de informação para fins de recomendação.

Palavras chave: sistemas de recomendação, redes sociais