Publicado em: 24/03/2010

DEFESA DE TESE DE DOUTORADO

Aluno: Marcos Ennes Barreto
Orientador: Prof. Dr. Philippe Olivier Alexandre Navaux

Título: MultiCluster: um modelo de integração baseado em redes peer-to-peer para a concepção de grades locais
Área de Pesquisa: Processamento Paralelo e Distribuído

Data: 26/03/2010
Hora: 10:00h
Local: Auditório do Prédio 67 – andar inferior

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Bruno Richard Schulze (LNCC)
Prof. Dr. Adenauer Correa Yamin (UFPel/UCPel)
Prof. Dr. Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Philippe Olivier Alexandre Navaux

Resumo
Grades computacionais e redes peer-to-peer (P2P) surgiram como áreas distintas, com diferentes propósitos, modelos e tecnologias associadas. No entanto, no decorrer dos últimos anos, estas áreas convergiram à medida que a infraestrutura e o modelo de execução descentralizada empregados nas redes P2P provaram ser uma alternativa adequada para o tratamento de questões relacionadas à manutenção de grades computacionais, tais como a escalabilidade, a descoberta e a alocação de recursos e o monitoramento de aplicações. O modelo MultiCluster objetiva a integração de recursos heterogêneos disponíveis localmente (pertencentes a um mesmo domínio administrativo, por exemplo)  para a formação de uma grade computacional adaptável à aplicações com diferentes requisitos de acoplamento e comunicação. Tais recursos podem ser integrados objetivando aumento de escalabilidade, uso seletivo de recursos ou ainda provimento de tolerância a falhas. Este trabalho apresenta a arquitetura e os aspectos funcionais do modelo MultiCluster, bem como uma primeira implementação deste, denominada DECKmc, a qual foi desenvolvida com base na adaptação da biblioteca de comunicação DECK aos protocolos P2P do projeto JXTA. A avaliação do funcionamento desta implementação é apresentada e discutida, com base num conjunto de aplicações com diferentes características.

Palavras-chave: Computação em grade, virtualização, programação paralela.