UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
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DEFESA DE TESE DE DOUTORADO
Aluno: Rodrigo Schramm
Orientador: Prof. Dr. Cláudio Rosito Jung
Título: Sistema Audiovisual para Análise de Solfejo
Linha de Pesquisa: Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Interação.
Data: 09/07/2015
Horário: 14:00
Local: Prédio 43413 – Auditório Inferior, Instituto de Informática.
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Marcelo Soares Pimenta (UFRGS)
Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Johann (UFRGS)
Prof. Dr. Leandro Lesqueves Costalonga (UFES)
Presidente da Banca: Prof. Dr. Cláudio Rosito Jung
Resumo: O solfejo, em seu conceito mais amplo, é uma técnica usual no processo de ensino-aprendizagem musical, o qual envolve a realização vocal de melodias, considerando as alturas e as durações dos sons musicais registrados em partitura, devidamente associado à marcação de compassos por intermédio de gestos que definem a estrutura métrica e o andamento da peça musical. Este trabalho apresenta um método audiovisual para avaliação automática dessa prática de estudo pertinente à leitura e à estruturação musicais. O modelo proposto é dividido em três partes. A primeira efetua o reconhecimento visual dos gestos de marcação de compassos realizados pela mão, por intermédio de um classificador probabilístico. Um processo de alinhamento temporal garante o reconhecimento dos padrões de movimento mesmo em casos com variação de andamento, permitindo também a avaliação da precisão rítmica do aluno, quando comparado com um referencial metronômico. A segunda parte deste modelo obtém a transcrição melódica do canto a partir da análise do respectivo sinal de áudio. Os fragmentos melódicos detectados são agrupados e mapeados em relação às notas da partitura do exercício de solfejo, permitindo uma avaliação direta nota-a-nota da performance do canto. Por fim, a terceira parte do método proposto faz a integração entre o gesto de marcação de compassos e a transcrição melódica. Nesse caso, o gesto atua como um metrônomo, controlando o fluxo temporal. Assim, a avaliação nota-a-nota do solfejo pode ser empregada também em casos onde exista grande variação no andamento da peça. Tanto o processo de avaliação do gesto de marcação de compassos quanto a avaliação do canto são obtidos por intermédio de um classificador probabilístico gerado a partir de avaliações reais, feitas por especialistas em música. Dessa forma, o modelo desenvolvido efetua o mapeamento advindo da opinião de especialistas humanos em um sistema de avaliação automática de solfejo executado por máquina, que é capaz de identificar as notas musicais cantadas pelo aluno em cada instante métrico determinado, devidamente conduzido pelo gesto, sem a necessidade de sincronização por um metrônomo ou manutenção de um andamento fixo.