Português English
Contato
Publicado em: 23/02/2011

Defesa Proposta de Tese em Modelagem Conceitual e Bancos de Dados

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
———————————————-
DEFESA DE PROPOSTA DE TESE

Aluna: Ana Marilza Pernas Fleischmann
Orientador: Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira

Título: Adaptação Sensível à Situação em Sistemas Web
Linha de Pesquisa: Modelagem Conceitual e Bancos de Dados

Data: 01/03/2011
Horário: 09:00
Local: Sala dos Conselhos (220) – Prédio 43.412

Banca Examinadora:
Prof. Dr. José Valdeni de Lima (UFRGS)
Profa. Dra. Alicia Díaz (UNLP-Univ.Nac.de La Plata-Argentina)
Prof. Dr. Alejandro Fernández (UNLP-Univ.Nac.de La Plata-Argentina)

Presidente da Banca: Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira

Resumo: Adaptação e sensibilidade ao contexto andam juntos em diferentes tipos de aplicações. A sensibilidade ao contexto não necessariamente implica em adaptação, mas um sistema adaptativo, em geral, precisa acompanhar a ocorrência de determinados eventos no sistema e reagir de forma adequada a estes eventos. Este caráter adaptativo também tem sido buscado em sistemas web, de forma a se comportarem de maneira personalizada em atendimento às necessidades particulares do usuário.
Dentre uma diversidade de sistemas web que se propõem a apresentar como diferencial caráter sensível ao contexto do usuário, este trabalho apresenta como estudo de caso um domínio de aplicação específico: os sistemas de educação adaptativos baseados na web. Este domínio se mostra crítico, pois necessita ser personalizado tendo em vista um usuário não comum e com uma série de particularidades que devem ser levadas em conta: o estudante.
Assim, o objetivo principal deste trabalho é apresentar uma solução para o problema da adaptação de ações sensíveis as situações vivenciadas por estudantes em um sistema de educação adaptativo baseado na web. Este problema engloba, direta ou indiretamente, diversas questões que são atualmente foco de pesquisa em áreas relacionadas ao desenvolvimento de sistemas sensíveis ao contexto: (i) as formas de obtenção dos dados relativos ao contexto do estudante, os quais levam muitas vezes a análises incertas e ambíguas; (ii) a analise dos diferentes grupos e modelos de contexto que descrevem a situação em si, vivenciada pelo estudante no momento atual; (iii) as formas de avaliação e relacionamento dos dados de contexto do estudante, de forma a permitir inferência de sua situação atual.
Neste sentido, propõe-se desenvolver uma solução que seja capaz de auxiliar o funcionamento de sistemas de educação adaptativos, de forma a apresentarem caráter reativo à situação vivenciada pelo aluno. Desta forma, é requisito da solução desenvolvida distinguir as diversas particularidades existentes no cotidiano atual do estudante e se manter útil a ele, independentemente do seu local atual, do dispositivo computacional utilizado, do dia da semana e da tarefa em curso. Isso tudo, respeitando as características individuais do estudante. Na proposta, o ambiente deve ser capaz também de sugerir determinadas ações de adaptação, apresentando alternativas que possam ajudá-lo a atingir seu objetivo final no sistema educacional.

Palavras chave: adaptação, sensibilidade ao contexto, cenários, ações adaptativas