UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
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DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Aluno: Guilherme do Nascimento Oliveira
Orientador: Prof. Dr. João Luiz Dihl Comba
Co-Orientador: Prof. Dr. Marcelo Walter
Titulo: Procedual Textures Mapping using Geodesic Distances
Linha de Pesquisa: Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Interação
Data: 25/03/2011
Hora: 14:00
Local: Sala do Conselhos 220 – Prédio 43412 – Instituto de Informática
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Soraia Raupp Musse (PUCRS)
Prof. Dr. Manuel Menezes de Oliveira Netto(UFRGS)
Prof. Dr. Luciana Porcher Nedel (UFRGS)
Presidente da Banca: Prof. Dr. João Luiz Dihl Comba
Resumo: O mapeamento de texturas é uma técnica bastante importante para adicionar detalhamento a modelos geométricos. O mapeamento de texturas baseadas em imagens costuma ser a abordagem preferida, mas faz uso de imagens pré-computadas que são mais adequadas à representação de padrões estáticos. Por outro lado, texturas procedurais oferecem uma alternativa que depende de funções para descrever os padrões das texturas. Elas garantem mais flexibilidade na definição dos padrões em cenas dinâmicas, tendo ainda uma representação mais compacta e dando um maior controle da aparência da textura através do ajuste de parâmetros. Quando mapeadas por coordenadas 3D, as texturas procedurais não consideram a forma da superfície do modelo, e com coordenadas 2D torna-se necessária a definição dessas coordenadas de forma coerente, que, em modelos complexos ,não é uma tarefa simples. Neste trabalho nós introduzimos o leitor às texturas procedurais e ao mapeamento de texturas, então apresentamos GeoTextures, uma nova abordagem que faz uso de distâncias geodésicas definidas com base em múltiplos pontos de origem sobre a superfície do modelo. As distâncias geodésicas são passadas como parâmetros que permitem que a textura procedural se adéqüe ao relevo do modelo texturizado. Nós validamos a proposta ao usar alguns exemplos de texturas procedurais aplicadas em tempo real na texturização de superfícies complexas, mudando tanto a textura do modelo como a forma, através do uso de tecelagem em hardware.
Palavras-Chave:
Texturas Procedurais, Distâncias Geodésicas, Campos de Distâncias,
Mapeamento de Texturas, Tecelagem em Hardware.