UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
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DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Aluno: Maicon de Brito do Amarante
Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Cetertich Bazzan
Título: Uma Abordagem Baseada em Agentes para Avaliação do Balanceamento de Carga em Redes Veiculares: Dois Estudos de Caso
Linha de Pesquisa: Inteligência Artificial
Data: 27/04/2012
Hora: 14h
Local: Sala 220 (conselhos). Prédio 43412 – Instituto de Informática
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Luciana Salete Buriol (UFRGS)
Prof. Dr. Rafael Heitor Bordini (PUCRS)
Prof. Dr. Rosaldo José Fernandes Rossetti (FEUP) Por videoconferência
Presidente da Banca: Profa. Dra. Ana Lúcia Cetertich Bazzan
Resumo:
O fenômeno do congestionamento, decorrente do rápido aumento da demanda por todos os meios de transporte só tende a se agravar, já que sistemas de transporte (vistos como um todo) têm um grande impacto na economia mundial. No caso do transporte veicular em particular, é notório que a demanda por mobilidade é uma das características da nossa sociedade. O impacto direto e indireto dos congestionamentos em áreas urbanas e interurbanas é imenso, e precisam ser avaliados adequadamente para que seus efeitos sejam pelo menos minorados. Esta dissertação apresenta o AVNET, uma modelagem baseada em agentes para avaliação do balanceamento de carga em redes de tráfego veicular, capaz de investigar microscopicamente a interação entre oferta, demanda e as particularidades do comportamento dos motoristas, aqui tratados como agentes autônomos capazes de perceber o estado do ambiente e se adaptar a ele utilizando replanejamento heurístico. O principal objetivo do AVNET é investigar a interação entre a percepção que o agente possui do tráfego e a consequente adaptação através da mudança de rota durante a viagem. De forma cíclica, o AVNET propõem que o estado do ambiente influencia na percepção do agente, e a ação do agente influencia no estado do ambiente. Experimentos foram realizados a partir da variação nas condições de oferta – utilizando uma rede com topologia em estilo de grade e uma abstração de algumas vias arteriais da cidade de Porto Alegre/RS – variação nas condições de demanda – o tipo de distribuição e número de viagens – e dos tipos de agentes utilizados. Os resultados ajudam a responder como será o balanceamento de carga de redes de tráfego veicular conforme as condições de oferta e demanda do ambiente, e de percepção/ação dos agentes.
Palavras-chave: Modelagem e simulação baseada em agentes, Tráfego veicular, Balanceamento de carga.