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Publicado em: 07/03/2013

Dissertação de Mestrado em Inteligência Artificial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
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DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno: Renato de Pontes Pereira
Orientador: Prof. Dr. Paulo Martins Engel

Título: HIGMN: An IGMN-Based Hierarchical Architecture and its Applications for Robotic Tasks
Linha de Pesquisa: Inteligência Artificial

Data: 13/03/2013
Hora: 10h30min
Local: Auditório José Mauro Volkmer de Castilho, Prédio 43424 – Instituto de Informática

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Edson Prestes e Silva Junior (UFRGS)
Prof. Dr. João Francisco Valiati (UNISINOS)
Prof. Dr. Luís da Cunha Lamb (UFRGS)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Paulo Martins Engel

Resumo:

O recente campo de Deep Learning introduziu à área de Aprendizagem de Máquina novos métodos baseados em representações distribuídas e abstratas dos dados de treinamento ao longo de estruturas hierárquicas. A organização hierárquica de camadas permite que esses métodos guardem informações distribuídas sobre os sinais sensoriais e criem conceitos com diferentes níveis de abstração para representar os dados de entrada. Este trabalho investiga o impacto de uma estrutura hierárquica inspirada pelas ideias apresentadas em Deep Learning, e com base na IGMN, uma rede neural probabilística com aprendizagem online e incremental, especialmente adequada para as tarefas de robótica. Como resultado, foi desenvolvida uma arquitetura hierárquica, denominada HIGMN, que combina dois níveis de IGMN. As camadas de primeiro nível da HIGMN são capazes de aprender conceitos a partir de dados de diferentes domínios que são então relacionados na camada de segundo nível. O modelo proposto foi comparado com a IGMN em tarefas de robótica, em especial, na tarefa de aprender e reproduzir um comportamento de seguir paredes, com base em uma abordagem de Aprendizado por Demonstração. Os experimentos mostraram como a HIGMN pode executar três diferentes tarefas em paralelo (aprendizagem de conceitos, segmentação de comportamento, e aprendizagem e reprodução de comportamentos) e sua capacidade de aprender um comportamento de seguir paredes e reproduzi-lo em ambientes desconhecidos com novas informações sensoriais. A HIGMN conseguiu reproduzir o comportamento de seguir paredes depois de uma única, simples e curta demonstração do comportamento. Além disso, ela adquiriu conhecimento de diferentes tipos: informações sobre o ambiente, a cinemática do robô, e o comportamento alvo.

Palavras-Chave: Hierarchical Incremental Gaussian Mixture Network, IGMN, Robótica, Aprendizado por Demonstração, Deep Learning