Português English
Contato
Publicado em: 07/05/2012

Dissertação de Mestrado em Processamento Paralelo e Distribuído

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
———————————————————
DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno: Eder Stone Fontoura
Orientador: Prof. Dr. Cláudio Fernando Resin Geyer

Título: AvSchedP: Previsão de Disponibilidade para Escalonamento de Tarefas em Grades Oportunistas
Linha de Pesquisa: Processamento Paralelo e Distribuído

Data: 11/05/2012
Hora: 13h30min
Local: Sala 220 (conselhos). Prédio 43412 – Instituto de Informática

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Jorge Luis Victória Barbosa (UNISINOS)
Prof. Dr. Philippe Olivier Alexandre Navaux (UFRGS)
Profa. Dra. Taisy Silva Weber (UFRGS)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Cláudio Fernando Resin Geyer

Resumo:
Atualmente, os computadores pessoais são equipados com processadores de vários núcleos possuem alto poder de processamento. Algumas pesquisas realizadas indicam que estes mesmos computadores permanecem em média 80% do tempo ociosos. A união destas duas informações fomenta à pesquisa de um tipo de computação distribuída, conhecida como grades oportunistas.
A utilização de um ambiente de grade oportunista permite a implementação de um computador paralelo capaz de processar grandes volumes de tarefas, com baixo custo financeiro. Apesar do baixo custo financeiro proporcionado por este ambiente, tem-se um alto custo computacional devido a utilização de recursos não dedicados. Estes ambientes sofrem de um problema que tem servido de objeto de diversas pesquisas, a disponibilidade de recursos.
O problema da disponibilidade de recursos deve-se a volatilidade deste recursos. A volatilidade deve-se a liberdade de tornarem-se ociosos ou ocupados a qualquer instante, sem a necessidade de aviso prévio ao servidor. A volatilidade é a responsável por gerar uma série de interrupções de execução de tarefas e a consequente necessidade de novos escalonamentos desta mesma tarefa.
Para reduzir o impacto deste problema, o escalonador de tarefas poderia considerar informações sobre o comportamento futuro dos recursos, ou seja, poderia considerar informações provenientes de um preditor de disponibilidade.
Este trabalho propõe o modelo AvSchedP, modelo este capaz de realizar a previsão de disponibilidade baseando-se em dados binários e de forma dinâmica. O modelo AvSchedP foi projetado para ser integrado a escalonadores de grades oportunistas.O AvSchedP foi implementado e diversos experimentos foram realizados.
Os experimentos foram realizados para avaliar a qualidade de previsão e a adequação do modelo a um sistema de grade oportunista, o XtremWeb. Os resultados obtidos demonstram que o AvSchedP apresenta bons resultados ao realizar previsões de duração de disponibilidade em ambientes formados por recursos voláteis.

Palavras-chave: Padrão de disponibilidade, disponibilidade de recursos, grades oportunistas, previsão de disponibilidade de recursos.