Publicado em: 15/08/2013
Dissertação de Mestrado em Processamento Paralelo e Distribuido
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
———————————————————
DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Aluno: Eduardo Roloff
Orientador: Prof. Dr. Philippe Olivier Alexandre Navaux
Coorientador: Prof. Dr. Alexandre da Silva Carissimi
Titulo: Viabilidade e Desempenho de Processamento de Alto Desempenho na Nuvem
Linha de Pesquisa: Processamento Paralelo e Distribuído
Data: 21/08/2013
Hora: 10h10min
Local: Sala 215. Prédio 43412 – Instituto de Informática
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Claudio Fernando Resin Geyer (UFRGS)
Prof. Dr. Cristiano André da Costa (UNISINOS)
Prof. Dr. Francisco Vilar Brasileiro (UFCG) – Por videoconferência
Presidente da Banca: Prof. Dr. Philippe Olivier Alexandre Navaux
Resumo:
Computação em nuvem é um novo paradigma, onde recursos computacionais são disponibilizados como serviços. Neste cenário, o usuário não tem a necessidade de adquirir infraestrutura, ele pode alugar os recursos de um provedor e usá-los durante um certo período de tempo. Além disso, o usuário pode facilmente alocar e desalocar quantos recursos ele desejar, num ambiente totalmente elástico. O usuário só é cobrado pelo efetivo uso que for feito dos recursos alocados, isso significa que ele somente pagará pelo que for utilizado.
Por outro lado, usuários de processamento de alto desempenho (PAD) tem a necessidade de utilizar grande poder computacional como uma ferramenta de trabalho. Para se ter acesso a estes recursos, são necessários investimentos financeiros adequados para aquisição de sistemas para PAD. Mas, neste caso, duas situações podem incorrer em problemas. O usuário necessita ter acesso aos recursos financeiros totais para adquirir e manter um sistema para PAD, e esses recusros são limitados.
O propósito dessa dissertação é avaliar se o paradigma de computação em nuvem é um ambiente viável para PAD, verificando se este modelo de computação tem a capaciodade de prover acesso a ambientes que podem ser utilizados para a execução de aplicações de alto desempenho, e também, se o custo benefício apresentado é melhor do que o de sistemas tradicionais.
Para isso, todo o modelo de computação em nuvem foi avaliado para se identificar quais partes dele tem o potencial para ser usado para PAD. Os componentes identificados foram avaliados utilizando-se proeminentes provedores de computação em nuvem. Foram analisadas as capacidades de criação de ambientes de PAD, e tais ambientes tiveram seu desempenho analisado através da utilização de técnicas tradicionais. Para a avaliação do custo benefício, foi criado e aplicado um modelo de custo.
Os resultados mostraram que todos os provedores analisados possuem a capacidade de criação de ambientes de PAD. Em termos de desempenho, houveram alguns casos em que os provedores de computação em nuvem foram melhores do que um sistema tradicional. Na perspectiva de custo, a nuvem apresenta uma alternativa bastante interessante devido ao seu modelo de cobrança de acordo com o uso.
Como conclusão dessa dissertação, foi mostrado que a computação em nuvem pode ser utilizada como uma alternativa real para ambientes de PAD.
Palavras-chave: Computação em nuvem, Processamento de alto desempenho, Avaliação de desempenho, Avaliação econômica.
Método de Bayes, Segmentação de pele, Segmentação de lábios, Operadores Morfológicos, Cadeia de Markov Ocultas.