Português English
Contato
Publicado em: 26/02/2013

Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
———————————————-
DEFESA DE TESE DE DOUTORADO

Aluna: Leila Weitzel Coelho da Silva
Orientador: Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira

Título: Abordagem baseada na Análise de Redes Sociais para estimativa da reputação de fontes de informação em saúde
Linha de Pesquisa: Sistemas de Informação

Data: 04/03/2013
Horário: 9h30
Local: Auditório Inferior. Prédio 43413(67) – Instituto de Informática

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Maria Luiza Machado Campos (UFRJ)
Profa. Dra. Renata de Matos Galante (UFRGS)
Prof. Dr. Stanley Loh (ULBRA)

Presidente da Banca: Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira

Resumo:
A Internet tem sido uma importante fonte para as pessoas que buscam informações de saúde. Isto é particularmente problemático na perspectiva da Web 2.0. A Web 2.0 é a segunda geração da World Wide Web, onde os usuários interagem e colaboram uns com os outros como criadores de conteúdo.

A falta de qualidade das informações médicas na Web 2.0 tem suscitado preocupações com os impactos prejudiciais que podem acarretar. São muitos os aspectos relacionados à qualidade da informação que devem ser investigados, como por exemplo, existe alguma evidência de que o autor tem alguma autoridade no domínio da saúde? Há indícios de que os autores são tendenciosos? Como saber se a fonte de informação tem reputação, como separar as fontes de boa qualidade das outras? Esses questionamentos se tornam mais evidentes quando se faz buscas no Twitter. O usuário precisa por si só selecionar o conteúdo que acredita que tenha qualidade entre as centenas de resultados.

Nesse contexto, o principal objetivo deste trabalho é propor uma abordagem que permita inferir a reputação de um usuário baseado em suas interações sociais. Acredita-se que discussões sobre reputação só fazem sentido quando possuem um propósito e estão inseridas em um contexto. Sendo assim, considera-se que reputação é um atributo que um usuário se apropria quando a informação que ele divulga é crível e digna de confiança. As contribuições desta tese incluem uma nova metodologia de ordenamento da reputação e uma nova estrutura topológica de rede baseada no pesos das relações sociais. Esta abordagem pode guiar usuários a encontrarem informações médicas e fontes confiáveis no âmbito do Twitter.

O estudo permitiu entender como as métricas afetam o ordenamento da reputação. Escolher a métrica mais apropriada vai depender basicamente daquilo que se quer representar. No nosso caso, o Pagerank funcionou como um ?contador de arcos? representando apenas uma medida de popularidade daquele nó. Concluiu-se que popularidade (ou uma posição de destaque na rede) não necessariamente refere-se à reputação no domínio médico.

Os resultados obtidos evidenciaram que a metodologia de ordenamento e a topologia da rede obtiveram sucesso em estimar a reputação. Além disso, foi verificado que o ambiente Twitter desempenha um papel importante na transmissão da informação e a ?cultura? de encaminhar uma mensagem permitiu inferir confiança e consequentemente a reputação.

Palavras-chave: Análise de Redes Sociais, Redes Sociais, reputação,confiança, Twitter.