UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
———————————————————
DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Aluna: Gisele Pinheiro de Souza
Orientador: Prof. Dr. Cláudio Fernando Resin Geyer
Título: Tuplebiz: Um espaço de tuplas distribuído e com suporte a transações resilientes a falhas bizantinas
Linha de Pesquisa: Sistemas Distribuídos
Data: 22/01/2013
Hora: 14h
Local: Auditório José Mauro Volkmer de Castilho, Prédio 43424 – Instituto de Informática
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Adenauer Correa Yamin (UFPEL)
Prof. Dr. Philippe Olivier Alexandre Navaux (UFRGS)
Profa. Dra. Taisy Silva Weber (UFRGS)
Presidente da Banca: Prof. Dr. Cláudio Fernando Resin Geyer
Resumo:
Os modelos de coordenação de comunicação possibilitam a cooperação entre os diversos processos que fazem parte de um sistema distribuído. O modelo de coordenação de espaço de dados compartilhado, o qual é representado pelo espaço de tuplas, permite que a comunicação tenha tanto desacoplamento referencial e quanto temporal. Devido essas características, o espaço de tuplas é frequentemente usado em aplicações pervasivas e paralelas. A habilidade de tolerar a falhas é importante para ambos os tipos de aplicações. Para aplicações pervasivas na área médica, uma falha pode custar vidas. Nesse contexto, esse trabalho propõe o Tuplebiz, um espaço de tuplas distribuído que suporta transações em um ambiente sujeito a falhas bizantinas. As falhas bizantinas encapsulam uma variedade de comportamentos faltosos que podem ocorrer no sistema.
O Tuplebiz é dividido em partições de dados para facilitar a distribuição entre diferentes servidores. Cada partição garante tolerância a falhas por meio de replicação de máquina de estados. Adicionalmente, o Tuplebiz também provê transações que possuem as propriedades ACID. Testes de desempenho e injeção de falhas foram realizados.
Como estudo de caso, é revisada a integração do Tuplebiz com a Guaraná, uma linguagem específica de domínio usada para modelar soluções de integração de sistemas. As tarefas de uma solução de integração na Guaraná são centralizadas atualmente. A proposta de integração prevê a distribuição das tarefas entre diferentes servidores.
Palavras-chave: espaço de tuplas, falha bizantina, transação.