Publicado em: 11/10/2022

Doutorando do PPGC participa de fórum

O Heidelberg Laureate Fórum (HLF), evento que aconteceu na Alemanha, contou com grandes nomes da computação.

Jorge Wagner em jantar com o Prof. Ivan Sutherland (Turing Award 1988), que, em 1968, apresentou o primeiro head-mounted display de Realidade Virtual, área em que Jorge trabalha atualmente. (Foto: Heidelberg Laureate Forum Foundation)

O doutorando do PPGC Jorge Wagner, orientado pela Prof. Luciana Nedel, participou da 9ª edição do Heidelberg Laureate Fórum (HLF), em Heidelberg, Alemanha, realizado entre 18 e 23 de setembro de 2022. Jorge foi selecionado como um dos 200 jovens pesquisadores de Computação e Matemática convidados a se reunirem com um grupo de pesquisadores laureados com os maiores prêmios destas duas disciplinas.

O HLF ocorre anualmente desde 2013, tendo sido idealizado pelo falecido empreendedor alemão Klaus Tschira (co-fundador da SAP) aos moldes das Lindau Nobel Laureate Meetings, conferências que reúnem ganhadores dos prêmios Nobel.

Durante o evento, Jorge teve a oportunidade de participar de uma semana intensa de atividades, intercalando entre aulas, workshops e momentos de confraternização com os laureados e demais estudantes.

Na programação, o Prof. Jack Dongarra (ACM Turing Award 2021) apresentou um resumo da evolução da Computação em Alta Performance ao longo de sua carreira. Já o Prof. Whitfield Diffie (ACM Turing Award 2015) apresentou uma introdução à criptografia para contextualizar uma discussão sobre Computação Quântica.

Dentre as oportunidades de interação direta com os pesquisadores que o evento proporciona, Jorge pôde jantar com o Prof. Ivan Sutherland (ACM Turing Award 1988), pioneiro da computação gráfica e famoso por ter criado o primeiro head-mounted display para Realidade Virtual em 1968.

“O HLF é uma oportunidade única de encontrar estes grandes ídolos da computação em um ambiente pensado para permitir longas interações acadêmicas mas também bastante descontraídas, onde podemos conversar sobre temas gerais e entender melhor o caminho que cada pesquisador traçou em sua vida“ conta Jorge. Ele complementa dizendo que “é também uma oportunidade de conhecer estudantes promissores de todo mundo que provavelmente não encontramos em conferências mais específicas, e de pensar novas colaborações”.

Esta não é a primeira vez em que o INF é representado no HLF. Jorge já havia participado da 8ª edição, em 2021, em formato virtual em razão da pandemia de Covid-19. Na edição anterior, em 2019, o também doutorando do PPGC Bruno Grisci já havia participado. As inscrições para a 10ª edição devem ocorrer entre novembro e fevereiro de 2022, incluindo vagas para estudantes de graduação, pós-graduação e também recém doutores.

Jorge em passeio de barco pelo Rio Neckar ao lado do Prof. Vinton Gray Cerf (Turing Award 2004), pioneiro da Internet e muito conhecido por seu trabalho na criação do protocolo TCP/IP. (Foto: Arquivo pessoal)

Jorge apresentando um resumo da sua tese de doutorado ao público do HLF. (Foto: Arquivo pessoal)