Português English
Contato
Publicado em: 17/08/2011

Edital para Seleção ao Doutorado em Ciência da Computação – 2012/1

Você pode efetuar o download do documento oficial: (** inscrições prorrogadas até 02/12 **)

Neste site:

Ingresso em março de 2012

Este Edital estabelece as condições, prazos e procedimentos para inscrição e seleção de candidatos ao ingresso no curso de DOUTORADO em Ciência da Computação oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

I. Procedimentos de seleção

Art. 1º. A seleção será conduzida pela Comissão de Pós-Graduação do PPGC, que atuará como comissão de seleção, tendo responsabilidade plena na elaboração da lista final de candidatos selecionados e no julgamento de quaisquer recursos.

Art. 2º. O mestrado não é pré-requisito para realização do doutorado. Caso selecionado, o candidato deverá comprovar, na ocasião da sua matrícula no doutorado, a conclusão de, pelo menos, seu curso de graduação.

Art. 3º. A Comissão de Pós-Graduação considerará os seguintes critérios na elaboração da lista de candidatos selecionados (mais detalhes no anexo desse edital): 1) experiência profissional, atividades de pesquisa e trabalhos anteriores, avaliados mediante análise de Curriculum Vitae e de cartas de recomendação; 2) plano de trabalho; 3) bom desempenho acadêmico avaliado mediante análise do Histórico Escolar da graduação e/ou pós-graduação e nota obtida no POSCOMP, caso tenha sido realizado; 4) desempenho do candidato em uma entrevista com uma comissão formada por professores orientadores do programa.

II. Calendário

Art. 4º O processo de inscrição e seleção de candidatos ao doutorado é em fluxo contínuo. Candidatos que desejam concorrer a bolsa já no primeiro semestre do curso devem, contudo, seguir o seguinte calendário:

27/09 a 20/11/2011 02/12/2011– Período de inscrição ao Doutorado
24/11/2011
05/12/2011Data limite para confirmação dos pagamentos e recebimentos das cartas de recomendação
01/12 07/12 a 15/12/2011
Período de realização das entrevistas
19/12/2011
– Divulgação dos candidatos selecionados
20/12/2011 a 03/01/2012
– Período para apresentação de recursos

III. Procedimentos para inscrição

Art. 5 º. As inscrições são feitas exclusivamente pelo sistema de inscrição online disponível no site do PPGC (https://www.inf.ufrgs.br/ppgc/applying/ ou https://www.inf.ufrgs.br/ppgc/applying-en). Para a inscrição será necessário anexar, através do sistema de inscrição, arquivos com cópias digitalizadas dos seguintes documentos:

1. Diploma de pós-graduação ou atestado de que está concluindo a pós-graduação.
2. Diploma de graduação ou atestado de que está concluindo a graduação.
3. Histórico escolar completo do curso de pós-graduação, se for o caso.
4. Histórico escolar completo do curso de graduação.
5. Curriculum Vitae Lattes do CNPq (ou seguindo modelo disponível no sistema de inscrição).
6. Uma fotografia 3×4.
7. Documento de identidade oficial e CPF (ou passaporte para estrangeiros).
8. Declaração de interesse do empregador (se for o caso).
9. Plano de trabalho elaborado sob a supervisão de um professor do curso (ver Anexo).

Ao preencher o formulário online de inscrições o candidato será solicitado a informar o contato de até duas pessoas que fornecerão cartas de recomendação

IV. Taxa de inscrição

Art. 7 º. Candidatos estrangeiros residindo fora do Brasil estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Candidatos brasileiros devem pagar taxa de inscrição de R$ 70,00 (setenta reais). A Guia de Recolhimento da União (GRU) e instruções para o seu correto preenchimento encontram-se disponíveis no sistema on-line de inscrições. Não serão aceitos como confirmação de pagamento da taxa de inscrição agendamentos de pagamento para datas posteriores ao prazo final para pagamento.

Art. 8 º. Os candidatos que necessitarem de isenção de taxa deverão enviar à Secretaria do PPGC, até duas semanas após o início das inscrições, requerimento específico, disponível no sistema online de inscrições, contendo os seguintes documentos:

– Carta de Justificativa para pedido de isenção;
– Certidão de nascimento;
– Comprovante de renda do candidato e de seus pais que atestem a necessidade de isenção.

V. Outras disposições

Art. 9 º. Informações sobre as linhas de pesquisa do PPGC e sobre os temas de pesquisa de seus orientadores podem ser encontradas na página eletrônica do programa, no endereço http://ppgc.inf.ufrgs.br

Art. 10 º. A vigência deste edital se encerra no dia 04/01/2012.


ANEXO

Candidatos ao doutorado devem submeter, no momento da inscrição, um plano de trabalho que descreve a pesquisa a ser desenvolvida no doutorado. É fortemente recomendado que os candidatos, antes de iniciarem a elaboração do plano e efetuarem a sua inscrição, entrem em contato com um provável orientador do programa. Esse contato prévio é importante para o candidato verificar tanto a disponibilidade de orientadores para o recebimento de novos orientandos como também a compatibilidade de interesses de pesquisa do candidato com o provável orientador de curso. O plano deve ser elaborado com a ciência e concordância de um orientador do programa, não sendo essa condição de supervisor, comprovação de aceitação para ingresso no Programa de Doutorado.

Após a inscrição, no prazo estabelecido no calendário constante no Artigo 4o, o candidato será contatado pela secretaria do PPGC para agendamento da entrevista. Na data marcada, o candidato será entrevistado por uma banca composta por três professores orientadores do programa. Nessa entrevista, a banca irá avaliar a maturidade e o potencial do candidato para pesquisa com base na análise do seu plano de trabalho e na sua experiência profissional e/ou na sua experiência acadêmica e científica (participação em projetos de pesquisa, publicações, desempenho em disciplinas da graduação e pós-graduação). São os seguintes os critérios de julgamento, todos com pesos iguais na computação da classificação final:

1) experiência profissional, atividades de pesquisa e trabalhos anteriores, avaliados mediante análise de Curriculum Vitae e de cartas de recomendação;
2) plano de trabalho;
3) desempenho acadêmico avaliado mediante análise do Histórico Escolar da graduação e/ou pós-graduação, e nota obtida no POSCOMP, se realizado.
4) desempenho do candidato na entrevista.