Português English
Contato
Publicado em: 03/10/2009

Ex-aluna do PPGC Concorre ao Prêmio Santander de Ciência e Inovação

A Profa. Marta Becker Villamil, que completou seu doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Computação do INF-UFRGS, é semifinalista no Prêmio Santander de Ciência e Inovação 2009. De um total de 683 projetos inscritos em todas as áreas no Brasil, apenas 32 foram pré-selecionados para a final, sendo somente 2 da região Sul. A Profa. Marta foi orientada pela Profa. Carla Dal Sasso Freitas, com co-orientação da Profa. Luciana Nedel, sendo que parte da tese foi desenvolvida em estágio sanduíche na Universite Catholique de Louvain, na Bélgica, sob a orientação do Prof. Benoit Macq.

A tese intitulada “Simulação e Modelagem da Articulação Temporomandibular”, foi defendida no dia 20 de julho deste ano. Atualmente Marta é professora na Unisinos. Marta conta que “o projeto semifinalista é baseado na minha tese de doutorado que concluí na UFRGS. Mas ele propõe um produto inovador com várias extensões que ainda não existem e que pretendo desenvolvê-lo aqui na Unisinos”. Seu projeto está concorrendo à categoria de Tecnologia da Informação.
Os finalistas serão anunciados durante as cerimônias regionais marcadas para o dia 5 de novembro em Porto Alegre (semifinalistas da região Sul), no Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028). A premiação da final nacional, com o anúncio dos vencedores, será realizada em São Paulo, no dia 17 de novembro.
Patrocinado pelo Santander Banespa, o Prêmio Santander Banespa de Ciência e Inovação visa estimular a produção científica brasileira nas diversas organizações dos setores público e privado, e, apoiar as iniciativas de relacionamento entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e o setor Empresarial.Para isso, irá conceder uma premiação total de R$ 200 mil, dividida em quatro prêmios de R$ 50 mil para projetos de pesquisa inovadores.