Publicado em: 10/11/2021

Huawei ICT Academy – Seeds for the Future

O egresso do mestrado do PPGC-INF UFRGS Luis Antonio Leite Francisco da Costa foi membro da equipe vencedora do desafio Seeds for the Future, um programa parte da Huawei ICT Academy que busca incentivar jovens estudantes a criar soluções para desafios tecnológicos que tragam dividendos para a sociedade. Mais de 80 alunos de todo o Brasil participaram da competição.

A equipe de Luis Antonio propôs um sistema de monitoramento de nível de cisternas e alerta automatizado para caminhões pipa, de forma a otimizar a distribuição de água em regiões que sofrem com a falta d´água. A solução proposta consiste de um sistema de sensoriamento no interior das cisternas que monitora o padrão de consumo de acordo com nível do repositório de água, e baseado no histórico de consumo e tempo para a chegada de um caminhão pipa, calcula o melhor momento para acionar um motorista para abastecer determinada cisterna. Os motoristas são avisados através de um aplicativo para celular.

Como prêmio pela conquista, Luis Antonio ganhou uma viagem à São Paulo para conhecer a sede da empresa na capital paulista e o centro de distribuição Huawei Smart Warehouse em Sorocaba, que é a primeira instalação industrial do Brasil a usar a tecnologia 5G em fase experimental. A viagem foi realizada entre os dias 25 e 26 de outubro, e também teve a participação do Prof. Edison Pignaton de Freitas, coordenador do Huawei ICT Academy na UFRGS.