Publicado em: 08/03/2018

Palestra com Prof. J. Nelson Amaral dia 19/03

O Profº Nelson leciona na Universidade de Alberta, no Canadá, e dentre suas pesquisas está a área transversal de compiladores em conjunto com HPC.

Na segunda-feira, dia 19/03, às 10h15min no auditório 67 inferior, teremos uma palestra com o renomado Profº J. Nelson Amaral, da Universidade de Alberta, no Canadá. O evento é gratuito e toda a comunidades acadêmica está convidada a comparecer. O Profº Nelson conduz investigações em várias áreas de pesquisa, dentre elas a área transversal de compiladores em conjunto com HPC.

Mais sobre o palestrante

Nelson Amaral é professor deCiências da Computação na University of Alberta, Canada. Ele recebeu o Ph.D. em Electrical and Computer Engineering da The University of Texas at Austin, em 1994, um M.E. do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, São Paulo, e um B.E. da PUCRS. Os interesses atuais de pesquisa dele incluem projeto de compiladores, análise estática, compilação por realimentação, arquitetura de compiladores, sistemas de computação de alto desempenho e a aplicação de métodos de aprendizado para o projeto de compiladores. Suas áreas anteriores de pesquisa incluíam algoritmos conscientes de caches, caches para roteadores de protocolo de internet, redes neurais artificiais, problemas de otimização combinatória, arquiteturas paralelas para sistemas simbólicos, arquiteturas Multi-Threaded e modelos de programação. O Profº Nelson é um membro sênior do IEEE e da ACM. Ele foi chefe do comitê de programa para várias conferências. Em 2012 ele foi selecionado o “professor do ano” pelo Centro para Estudos  Avançados da IBM em Toronto, no Canadá.

Para maiores informações, acesse sua página: http://webdocs.cs.ualberta.ca/~amaral/