Português English
Contato
Publicado em: 17/12/2020

PPGC é premiado no CTD do CSBC

PPGC fica com 1o e 3o lugares no 33º Concurso Nacional de Teses e Dissertações do CSBC

csbc-1024x744

O PPGC do Instituto de Informática da UFRGS teve duas teses de doutorado premiadas no 33º Concurso de Teses e Dissertações no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2020).

O agraciado com o 1º lugar foi Marcelo Brandalero, orientado pelos Professores Luigi Carro e Antonio Carlos Beck, com o trabalho “MuTARe: A Multi-Target, Adaptive Reconfigurable Architecture”.

Toni Wickert foi agraciado com o 3º lugar com seu trabalho “Personnel rostering: models and algorithms for scheduling, rescheduling and ensuring robustness”. Ele foi orientado pela Professora Luciana Buriol, com co-orientação dos Professores Greet Vanden Berghe (KU Leuven – Belgium) e Pieter Smet (KU Leuven – Belgium).

O Concurso selecionou e premiou as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado da área de Computação do país, que foram aprovadas entre 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2019. Elas foram avaliadas de acordo com os resultados científicos e tecnológicos gerados por cada trabalho, assim como pelo seu potencial de impacto na sociedade e em relação ao estado da arte na área. Os trabalhos submetidos passaram por uma etapa inicial de seleção que resultou em seis teses e dez dissertações finalistas, apresentadas durante o CSBC. Cada trabalho foi revisado por pelo menos três especialistas.

De acordo com a Professora Luciana Buriol: “No Brasil temos cerca de 90 PPGs em computação, e aproximadamente 45 deles com programas de doutorado. Cerca de 175 teses são defendidas por ano em todas as áreas da computação. 63 foram submetidas ao prêmio. Duas entre as seis finalistas eram do PPGC, e estas duas ficaram entre as 3 primeiras. É uma grande conquista individual para os agraciados e coletiva para o nosso programa!”