O Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da UFRGS é avaliado com nota máxima pela CAPES. Há 9 anos, o PPGC mantém o conceito 7, em uma escala de 1 a 7. A manutenção do conceito máximo indica a maturidade do Programa e a excelência de nível internacional.
A CAPES é responsável por elaborar, avaliar, acompanhar e coordenar as atividades relativas ao Ensino Superior. A avaliação dos cursos de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado é feita a cada três anos e mede o desempenho dos programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Os resultados desse processo, expressos pela atribuição de uma nota na escala de 1 a 7, fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) sobre quais cursos obterão a renovação de “reconhecimento”, a vigorar no quadriênio subsequente.
Em resumo, conceitos 1 e 2 implicam o descredenciamento do curso e seus diplomas deixam de ter validade nacional. As notas 3 a 5 qualificam um programa como regular, bom e muito bom, respectivamente. Os conceitos 6 e 7 expressam excelência constatada em nível internacional, mas, somente os programas que têm doutorado podem obter as notas máximas.
Congratulações a todos os docentes e discentes do PPGC, pela contribuição com a produção científica e pelo impacto social do programa, operando com pesquisas de elevada relevância para toda a comunidade acadêmica.
Fonte: CAPES