Publicado em: 23/01/2023

Processo seletivo simplificado para a função temporária de Monitor

Estão abertas inicialmente 03 (três) vagas para atuação na equipe de apoio ao Curso de Especialização, no valor mensal de R$1.200,00 (mil e duzentos reais).

O Instituto de Informática da UFRGS torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado para a função temporária de Monitor, categoria PÓS-GRADUAÇÃO, para atuação no Curso de Especialização em Ciência de Dados, sob execução no Departamento de Informática Aplicada. Estão abertas inicialmente 03 (três) vagas para atuação na equipe de apoio ao Curso de Especialização, sendo um requisito básico para se candidatar às vagas ter vínculo ativo com a UFRGS como aluno regular de mestrado ou doutorado.

As atividades preveem uma dedicação semanal de 20 (vinte) horas, a serem cumpridas remotamente. Algumas atividades podem ser desenvolvidas presencialmente nas dependências do Instituto de Informática da UFRGS, quando acordado previamente, e em adequação com as necessidades acadêmicas dos professores ou da coordenação do curso. O período de atuação será de 6 (seis) meses, podendo ser renovado mediante interesse da coordenação do curso e do bolsista. A remuneração será realizada por meio de bolsa de pesquisa, paga diretamente pela Fundação que administra os recursos descentralizados do projeto, no valor mensal de R$1.200,00 (mil e duzentos reais).

A Portaria 1417 da Reitoria da UFRGS permite explicitamente a acumulação de bolsa de agência de fomento com bolsa de interação acadêmica , desde que observadas as condições de concessão pelas Agências (CAPES – PROEX e Demanda Social, CNPq). Dentre as condições estabelecidas pela CAPES que devem ser atendidas pelos bolsistas que desejam receber complementação financeira, destaca-se que a concessão da bolsa deve ser anterior ao início da realização da atividade remunerada; que a atividade remunerada deve ser relacionada à sua área de atuação acadêmica; e que o bolsista deve ter autorização de seu orientador(a).

Mais informações podem ser obtidas no Edital, clicando aqui. Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para o e-mail com o assunto “Edital de Seleção de Bolsista Nº 01/2023”.