UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
———————————————-
DEFESA DE PROPOSTA DE TESE
Aluna: Isabela Gasparini
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Soares Pimenta
Co-orientador: Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira
Título: Modelagem Contextual do usuário em ambientes personalizados
Linha de Pesquisa: Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Interação
Data: 02/03/2011
Horário: 09:00
Local: Sala dos Conselhos 220 – Prédio 43412 – Instituto de Informática
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Carla Maria Dal Sasso Freitas (UFRGS)
Profa. Dra. Alicia Díaz (UNLP-Univ.Nac.de La Plata-Argentina)
Profa. Dra. Regina Maria Motz Carrano (Univ. de La República-Uruguai)
Presidente da Banca: Prof. Dr. Marcelo Soares Pimenta
Resumo:
Hoje em dia, com a quantidade de informação disponível na web, fica difícil para usuários decidirem por quais links percorrer. Em especial nos sistemas de educação a distância (EAD) via Web, chamados e-learning, muitas vezes os alunos possuem muitos conteúdos a sua disposição (disponíveis da mesma maneira estática), e podem seguir por diversos caminhos, tornando a busca por informações mais complexa. Este trabalho visa buscar mecanismos para obter, representar e usar aspectos culturais do usuário para prover uma personalização mais rica em um ambiente EAD via web.
O objetivo geral desta proposta é criar um novo modelo do usuário agregando o contexto, em especial contexto cultural; e tornar a arquitetura do ambiente expansível através do aperfeiçoamento de funcionalidades. Para isso, este trabalho integra pesquisas das áreas de Interação Humano-Computador (IHC), Modelagem do Usuário, sistemas cientes de contexto, sistemas adaptativos, e irá realizar experimentos com intuito de melhorar a adaptabilidade/personalização dos sistemas baseados no perfil do usuário. As contribuições deste trabalho são principalmente a integração dos conceitos e técnicas das áreas supracitadas; a definição, implementação e avaliação de soluções computacionais; a investigação e avaliação de formas de interação para sistemas adaptativos; e a determinação de critérios e procedimentos para generalização de algumas propostas, ou seja, determinar quais, quando e como os resultados atingidos podem ser generalizados a outros domínios.
Como resultado, este trabalho busca soluções e resposta para a hipótese principal – com a personalização pelo contexto e aspectos culturais do usuário é possível realizar uma personalização mais rica, mais específica aos usuários e aos critérios de personalização.
Palavras chave: Personalização, modelo do usuário, aspectos culturais, contexto.