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Publicado em: 12/07/2012

Proposta de Tese em Inteligência Artificial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
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DEFESA DE PROPOSTA DE TESE

Aluno: Tiago Thompsen Primo
Orientadora: Profa. Dra. Rosa Maria Viccari

Título: Recomendação através de Raciocínio de Conteúdos Educacionais
Linha de Pesquisa: Inteligência Artificial

Data: 20/07/2012
Horário: 8h30min
Local: Sala 220 (conselhos). Prédio 43412 – Instituto de Informática

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Eliseo Berni Reategui (PPGIE/UFRGS)
Prof. Dr. Leandro Krug Wives (UFRGS)
Profa. Dra. Silvana Vanesa Aciar (UNSJ – Argentina) Por videoconferência

Presidente da Banca: Profa. Dra. Rosa Maria Viccari

Resumo:
É fato que a expansão das tecnologias de comunicação e informação apoiadas pela internet trazem benefícios crescentes a sociedade. As redes sociais geolocalizadas, tele- visores que fazem uso da internet e avançados telefones celulares ganham popularidade em conjunto ao aumento da disponibilidade de acesso a internet. A utilização destes para o compartilhamento de informações possibilita a construção de ambientes ricos em conhecimento. Incorporar tais benefícios à ambientes educacionais, principalmente quando lidamos com a sugestão de conteúdos é o principal foco deste trabalho. Para isto, é apresentado o arcabouço teórico das áreas de Sistemas de Recomendação, Ontologias, Metadados Educacionais e Web Semântica. Revisar os conceitos e o estado da arte de tais áreas leva a uma análise crítica das mesmas, bem como, ao conjunto de práticas para a descrição de ontologias que sejam o núcleo de aplicações educacionais. Em paralelo é também apresentada uma alternativa para que os desenvolvedores de sistemas educacionais possam repensar a maneira como estes vem sendo desenvolvidos de forma a permitir a agregação de serviços que levem a integrações, filtros e comparti- lhamentos de conhecimento. Os resultados preliminares apresentam conjuntos de práticas que permitem a descrição de objetos de aprendizagem e perfis de usuários como indivíduos de ontologias, bem como, práticas e exemplos de perfis de aplicação que possibilitam raciocínio sobre os mesmos.

Palavras-chave: Sistemas de Recomendação, Metadados Educacionais, Ontologias, Perfis de Aplicação.