Português English
Contato
Publicado em: 11/10/2013

Proposta de Tese em Inteligência Artificial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO


DEFESA DE PROPOSTA DE TESE

Aluno: Tiago Thompsen Primo
Orientador: Profa. Dra. Rosa Maria Viccari

Título: Método de descrição de conhecimento baseado em Ontologias para apoiar Sistemas de Recomendação Educacionais
Linha de Pesquisa: Inteligência Artificial

Data: 15/10/2013
Horário: 15h45min
Local: Sala 215. Prédio 43412 – Instituto de Informática

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Eliseo Berni Reategui (UFRGS)
Prof. Dr. Leandro Krug Wives (UFRGS)
Profa. Dra. Silvana Vanesa Aciar (UNSJ) – Por videoconferência

Presidente da Banca: Profa. Dra. Rosa Maria Viccari

Resumo:

É fato que a expansão das tecnologias de comunicação e informação apoiadas pela internet trazem benefícios crescentes a sociedade. As redes sociais geolocalizadas, televisores que fazem uso da internet e avançados telefones celulares ganham popularidade em conjunto ao aumento da disponibilidade de acesso a internet. A utilização de tais meios para o compartilhamento de informações possibilita a construção de ambientes ricos em informação e conhecimento.
Incorporar tais benefícios à ambientes educacionais, propondo métodos que façam uso da riqueza de informações inerentes a tais domínios, provendo a sugestão de conteúdos educacionais é o foco do presente trabalho. Para isto, é apresentado o arcabouço teórico das áreas de Sistemas de Recomendação, Ontologias, Metadados Educacionais e Web Semântica.
Revisar os conceitos e o estado da arte de tais áreas, conduz a uma análise crítica das mesmas, bem como, ao conjunto de práticas para a descrição de ontologias, que atuem como núcleo de conhecimento, para aplicações educacionais voltadas a recomendação de objetos de aprendizagem.
Em conjunto, é também apresentada uma alternativa para que os desenvolvedores de sistemas educacionais possam repensar a maneira como estes vem sendo desenvolvidos, abrindo possibilidades para a agregação de serviços baseados na web semântica que facilitem integrações, filtros e compartilhamentos de informações.
Os resultados obtidos através do método que prevê a descrição de objetos de aprendizagem, perfis de usuários, como indivíduos de ontologias, bem como, perfis de aplicação que possibilitam raciocínio lógico visando auxiliar a sistemas de recomendação, e também uma proposta para a migração dos atuais repositórios de conteúdos educacionais para repositórios compatíveis com triplas, também compõe o presente trabalho.

É fato que a expansão das tecnologias de comunicação e informação apoiadas pela internet trazem benefícios crescentes a sociedade. As redes sociais geolocalizadas, televisores que fazem uso da internet e avançados telefones celulares ganham popularidade em conjunto ao aumento da disponibilidade de acesso a internet. A utilização de tais meios para o compartilhamento de informações possibilita a construção de ambientes ricos em informação e conhecimento.    Incorporar tais benefícios à ambientes educacionais, propondo métodos que façam uso da riqueza de informações inerentes a tais domínios, provendo a sugestão de conteúdos educacionais é o foco do presente trabalho. Para isto, é apresentado o arcabouço teórico das áreas de Sistemas de Recomendação, Ontologias, Metadados Educacionais e Web Semântica.    Revisar os conceitos e o estado da arte de tais áreas, conduz a uma análise crítica das mesmas, bem como, ao conjunto de práticas para a descrição de ontologias, que atuem como núcleo de conhecimento, para aplicações educacionais voltadas a recomendação de objetos de aprendizagem.    Em conjunto, é também apresentada uma alternativa para que os desenvolvedores de sistemas educacionais possam repensar a maneira como estes vem sendo desenvolvidos, abrindo possibilidades para a agregação de serviços baseados na web semântica que facilitem integrações, filtros e compartilhamentos de informações.    Os resultados obtidos através do método que prevê a descrição de objetos de aprendizagem, perfis de usuários, como indivíduos de ontologias, bem como, perfis de aplicação que possibilitam raciocínio lógico visando auxiliar a sistemas de recomendação, e também uma proposta para a migração dos atuais repositórios de conteúdos educacionais para repositórios compatíveis com triplas, também compõe o presente trabalho.

 

Palavra-Chave: Sistemas de Recomendação, Metadados Educacionais, Ontologias, Perfis de Aplicação.