Português English
Contato
Publicado em: 03/01/2013

Proposta de Tese em Modelagem Conceitual e Banco de Dados

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
———————————————-
DEFESA DE PROPOSTA DE TESE

Aluno: Cristiano Roberto Cervi

Orientador: Profa. Dra. Renata de Matos Galante
Coorientador: Prof. Dr. Jose Palazzo Moreira de Oliveira

Título: Um Modelo de Perfil de Pesquisadores e Uma Métrica para Medir Reputação
Linha de Pesquisa: Modelagem Conceitual e Banco de Dados

Data: 07/01/2013
Horário: 9h
Local: Sala 220 (conselhos). Prédio 43412 – Instituto de Informática

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Eliseo Berni Reategui (PPGIE/UFRGS)
Prof. Dr. Leandro Krug Wives (UFRGS)
Profa. Dra. Mirella Moura Moro (UFMG)

Presidente da Banca: Profa. Dra. Renata de Matos Galante

Resumo:
A tarefa de avaliar a produção científica de um pesquisador é baseada fortemente na análise de seu currículo. É o que fazem, por exemplo, as agências de fomento à pesquisa e desenvolvimento ou comissões de avaliação, quando necessitam considerar a produção científica dos pesquisadores no processo de concessão de bolsas e auxílios, na seleção de consultores e membros de comitês, na aprovação de projetos ou simplesmente para avaliar o conceito de um programa de pós-graduação.
Nesse contexto, a modelagem de perfis de pesquisadores é tarefa fundamental, especialmente quando se quer avaliar a reputação dos pesquisadores. Isto pode ocorrer por meio de um processo de análise da trajetória de toda a carreira científica do pesquisador. Tal processo envolve não somente aspectos relacionados a artigos ou livros publicados, mas também por outros elementos inerentes a atividade de um pesquisador, como orientações de trabalhos de mestrado e de doutorado; participação em defesas de mestrado e de doutorado; trabalhos apresentados em conferências; participação em projetos de pesquisa, inserção internacional, dentre outros.
O objetivo desta proposta é especificar um modelo de perfil de pesquisadores e uma métrica para medir reputação acadêmica. O processo de modelagem do perfil envolve a identificação de quais informações são relevantes para a definição do perfil e as apresenta por meio de uma ontologia de domínio. O processo para medir a reputação do pesquisador é definido por uma métrica que gera um índice. Este índice é calculado mediante a utilização dos elementos constantes no perfil do pesquisador.
A proposta tem como premissa ser abrangente e adaptativa, pois envolve a vida científica do pesquisador construída ao longo de sua carreira científica e pode ser utilizada em diferentes áreas e em diferentes contextos.

Palavras-chave: Reputação de pesquisadores, modelo de perfil, adaptabilidade.