Português English
Contato
Publicado em: 10/05/2010

Proposta de Tese em Redes de Computadores

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
———————————————-
DEFESA DE PROPOSTA DE TESE

Aluna: Cristina Melchiors
Orientador: Prof. Dr. Lisandro Zambenedetti Granville
Co-Orientadora: Profa. Dra. Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Título: Gerenciamento de Redes Fortemente Distribuído Utilizando a Tecnologia P2P
Linha de Pesquisa: Redes de Computadores

Data: 11/05/2010
Horário: 14h
Local: Auditório Verde

Banca Examinadora:
Prof. Dr. José Marcos Silva Nogueira (UFMG)
Profa. Dra. Ana Cristina Benso da Silva (PUCRS)
Prof. Dr. Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Lisandro Zambenedetti Granville

Resumo:
O gerenciamento de redes é realizado seguindo diversos modelos, baseados em diferentes paradigmas. Os paradigmas tradicionais de gerenciamento compreendem o paradigma centralizado e o paradigma fracamente distribuído. Tais paradigmas, contudo, apresentam limitações para o gerenciamento das redes atuais, em virtude de fatores como o aumento em tamanho, complexidade e heterogeneidade destas redes. Em adição a estes fatores, existem atualmente contextos de rede que, por apresentarem certas peculiaridades, não podem ser gerenciados de modo apropriado por tais modelos.
Estas limitações e requisitos diferenciados encontrados nas redes atuais trazem a necessidade do emprego de modelos baseados nos paradigmas fortemente distribuídos. Uma tecnologia que  se mostra promissora para o desenvolvimento de um modelo de gerenciamento com tais características é a tecnologia peer-to-peer (P2P).
Esta proposta de tese investiga o emprego de um modelo fortemente distribuído baseado na tecnologia P2P para o gerenciamento das redes atuais.  Este modelo visualiza a rede P2P como uma infra-estrutura que pode ser empregada para prover suporte para a realização das operações de gerenciamento. Nesta perspectiva, os serviços introduzidos pelas redes P2P provêm facilidades inovadoras que podem ser utilizadas para aprimorar o modo como as operações de gerenciamento são usualmente desempenhadas em modelos tradicionais.
Este documento introduz inicialmente os princípios e fundamentos da tese proposta, apresentando o estado da arte e os principais conceitos relativos à tecnologia P2P e ao gerenciamento de redes distribuído, assim como uma análise crítica de tais tópicos, quando necessária. A seguir, aborda o primeiro objetivo da tese proposta, qual seja, a análise e discussão acerca das limitações dos modelos de gerenciamento baseados nos paradigmas tradicionais para o gerenciamento em contextos modernos de rede, valendo-se, para tanto, de três contextos modernos como referência. Finalmente, discorre sobre o segundo objetivo da tese, investigando o uso de um modelo de gerenciamento fortemente distribuído baseado em P2P para o gerenciamento das redes atuais. Nesta perspectiva, propõe um modelo distribuído baseado em P2P e uma arquitetura para um ambiente de gerenciamento que materializa este modelo, discorre sobre as principais funcionalidades em tal ambiente, analisa um dos serviços estruturais do ambiente e discute, como estudo de caso, uma atividade de gerenciamento específica no ambiente proposto.

Palavras chave: gerenciamento de redes distribuído, paradigmas de gerenciamento de redes, peer-to-peer