Publicado em: 03/02/2023

Seleção Mestrado 2023/1

As inscrições para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFRGS são de 06 até o dia 20 de março.

Está lançado o Edital que estabelece as condições, prazos e procedimentos para a seleção de candidatos ao ingresso no curso de Mestrado em Ciência da Computação, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As vagas oferecidas para o curso de mestrado com ingresso em maio de 2023 foram distribuídas por linha de pesquisa proporcionalmente à capacidade de orientação do Programa de Pós-Graduação em Computação. Para esse edital, está previsto o limite de 100 vagas. O processo seletivo será conduzido pelas linhas de pesquisa e coordenado pela Comissão de Pós-Graduação do PPGC, que será responsável pela divulgação da lista de candidatos selecionados.

O(a) candidato(a) deve selecionar uma linha de pesquisa principal, e opcionalmente outras linhas de pesquisa de seu interesse, indicando-as no campo apropriado do formulário de inscrição, em ordem de preferência. Adicionalmente, o(a) candidato(a) pode indicar ainda uma lista ordenada dos orientadores de sua preferência, baseada nas linhas de pesquisa pretendidas e em um eventual conhecimento prévio dos orientadores e de seus trabalhos. Recomenda-se fortemente que os candidatos entrem em contato com potenciais orientadores antes da inscrição. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo sistema de inscrição online disponível
no site do PPGC, clicando aqui.

O PPGC é um dos programas pioneiros na Computação do Brasil. Avaliado com nota máxima (conceito 7) pela CAPES, o PPGC possui a melhor avaliação da região Sul e está entre os melhores programas de pós-graduação em Computação do país. Há 18 linhas de pesquisa no programa que abrangem quase todas as áreas da Computação. O PPGC forma pesquisadores capacitados para atuação em empresas de alta tecnologia no Brasil e no exterior, assim como docentes, com atuação em Universidades de todo o país e do exterior. O trabalho de qualidade desenvolvido no PPGC é constantemente reconhecido por meio de prêmios e distinções. Um exemplo disso é o prêmio CAPES que elege a melhor tese de doutorado em Computação do Brasil. Em 2022, o prêmio de melhor tese foi para um egresso do PPGC.

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o Edital, clicando aqui.