Português English
Contato
Publicado em: 01/12/2010

Tese de Doutorado em Inteligência Artificial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
———————————————————
DEFESA DE TESE DE DOUTORADO

Aluno: Elder Rizzon Santos
Orientadora: Profa. Dra. Rosa Maria Viccari

Titulo: Creative Agency
Linha de Pesquisa: Inteligência Artificial

Data: 06/12/2010
Hora: 13:30h
Local: Prédio 67 – Auditório Inferior

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Rafael Heitor Bordini (UFRGS)
Prof. Dr. Jomi Fred Hübner (UFSC)
Prof. Dr. Renato Fileto (UFSC)

Presidente da Banca: Profa. Dra. Rosa Maria Viccari

Resumo:
A presente tese de doutorado descreve uma pesquisa interdisciplinar nas áreas de criatividade computacional e agentes cognitivos. A motivação para a integração dessas áreas é o estudo da habilidade humana de utilizar suas experiências prévias e conhecimento geral para resolver problemas e lidar com situações a partir do momento em que as mesmas são apresentadas. Imbuídos dessa motivação, nosso propósito é ampliar a utilização do conhecimento de agentes, inspirado na forma como, nós, humanos entendemos e vivenciamos o mundo.
Nossa abordagem para concretizar essa visão de pesquisa é adotar teorias e resultados das ciências cognitivas e neurociências como fundamentação para um modelo computacional de agentes capazes de atuar criativamente. Assim sendo, adotamos a teoria do concept blending (fusão conceitual – tradução do autor) (FAUCONNIER, 1998), advinda da lingüística cognitiva e teoria da mente como a fundação de nosso modelo. O modelo de agentes criativos proposto integra uma implementação da fusão conceitual em uma estrutura BDI. Concretamente, utilizamos a implementação da linguagem AgentSpeak  fornecida pelo framework Jason, para manipular o raciocínio teórico (crenças) e prático (desejos, planos e intenções) do agente.
Logo, o objeto principal de estudo desta tese é a utilização da fusão conceitual em uma estrutura de agentes inteligentes visando contribuições em criatividade computacional e agentes. Considerando a área da criatividade computacional, especificamos um modelo da fusão conceitual que define explicitamente as regras necessárias para representar uma tipologia da fusão. Ademais, a integração de uma estrutura de agentes BDI ao modelo possibilita a construção automatizada das entradas e de informações de domínio para utilizar o processo de fusão.
Focando na área de agentes, nossa contribuição é caracterizada pela aplicação do processo de raciocínio criativo para fornecer alternativas de uso do conhecimento prático e teórico. Dada a especificação da fusão aqui apresentada, é possível integrar diferentes estratégias de adaptação para lidar com a falha de intenções ou outras situações que requerem adaptação. Outra funcionalidade é a capacidade de utilizar diferentes representações de conhecimento, assumindo a disponibilidade de uma definição descritiva (na linguagem OWL) da representação. O modelo de fusão conceitual também é aplicado na modelagem do raciocínio de um sistema de recomendação educacional.
Finalmente, nosso modelo de fusão representa um trabalho inicial em direção a um modelo cognitivo no qual fusão, agência e outras funções cognitivas (e.g. aprendizagem) interagem para simular diferentes funcionalidades do pensamento humano.

Palavras-Chave:  Criatividade computacional, agentes inteligentes, fusão conceitual