UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
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DEFESA DE TESE DE DOUTORADO
Aluna: Ana Marilza Pernas Fleischmann
Orientador: Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira
Título: Sensibilidade à Situação em Sistemas Educacionais na Web
Linha de Pesquisa: Sistemas de Informação
Data: 13/08/2012
Horário: 9h
Local: Sala 102 – Prédio 43424(72) – Instituto de Informática
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Ana Carolina Brandão Salgado (UFPE)
Prof. Dr. Eliseo Berni Reategui (PPGIE – UFRGS)
Profa. Dra. Rosa Maria Viccari (UFRGS)
Presidente da Banca: Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira
Resumo:
Adaptação e sensibilidade ao contexto andam juntos em diferentes tipos de aplicações. A sensibilidade ao contexto não necessariamente implica em adaptação, mas para que um sistema sensível ao contexto possa guiar uma adaptação efetiva, precisa acompanhar a ocorrência de determinados eventos no sistema e reagir de forma adequada a estes eventos. Este caráter adaptativo tem sido buscado em sistemas Web, de forma a se comportarem de maneira personalizada em atendimento às necessidades particulares do usuário. Dentre uma diversidade de sistemas Web que se propõem a apresentar como diferencial caráter sensível ao contexto do usuário, este trabalho estuda um domínio de aplicação específico: os sistemas de educação adaptativos baseados na Web. Este domínio se mostra crítico, pois necessita ser personalizado tendo em vista um usuário não comum e com uma série de particularidades que devem ser levadas em conta: o estudante. O objetivo principal deste trabalho é apresentar uma solução para o problema da adaptação de ações sensíveis as situações vivenciadas por estudantes em um sistema de educação adaptativo baseado na Web. Este problema engloba diversas questões que são atualmente foco de pesquisa em áreas relacionadas à sensibilidade ao contexto, entre elas: (i) as formas de obtenção dos dados relativos ao contexto do estudante; (ii) a análise dos diferentes grupos e modelos de contexto que descrevem a situação em si, vivenciada pelo estudante no momento atual; (iii) as formas de avaliação e relacionamento dos dados de contexto do estudante, de forma a permitir inferência de sua situação atual. Para este fim, foi desenvolvida uma solução capaz de auxiliar o funcionamento de sistemas de educação adaptativos, de forma a apresentarem caráter reativo à situação vivenciada pelo aluno. A solução desenvolvida consiste de um módulo de sensibilidade à situação, construído com o objetivo de analisar as diversas particularidades existentes no cotidiano atual do estudante, se mantendo útil a ele independentemente do seu local atual, do dispositivo computacional utilizado e da tarefa em curso, respeitando as características individuais do estudante. De acordo com a situação detectada, ações de adaptação são recomendadas à mídia adaptativa, com intuito de prover uma experiência educacional voltada às necessidades reais do estudante. Ao final, o funcionamento da solução proposta foi simulado em conjunto a um ambiente de ensino real, de forma a verificar sua aplicabilidade prática.
Palavras-chave: situação, contexto, adaptação, sistemas de aprendizagem adaptativos.