José Palazzo Moreira de Oliveira

Colaborador Convidado

Qualificações

• Doutorado em Informática (Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG), França,1984)
  • 1973-1976 Mestrado em Computação
  • 1982-1984 Doutorado em Informática

Áreas de Interesse

• Sistemas de Informação
  • Ensino a Distância
  • Desenvolvimento de Software
  • Sistemas de Informação
  • Sistemas para Enino a Distância
  • Descoberta de conhecimento

Minibiografia

Professor Palazzo graduou-se em 1968 no curso de Engenharia Elétrica da UFRGS. Nesta época, com a chegada do primeiro computador da UFRGS - IBM 1130 - participou de um curso de operação e programação. Em 1969, passa a atuar com professor auxiliar no Departamento de Física e Matemática da Escola de Engenharia, onde lecionava Geometria Analítica e Álgebra Vetorial. Em 1973, ingressa como aluno da pioneira turma do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Em 1976, conclui mestrado na UFRGS e, em 1984, doutorado no INPG-Grenoble.

Após, retorna à UFRGS e passa a atuar, notadamente, na área de Sistemas Distribuídos, entre diversas outras. Em mais de 45 anos de ensino e pesquisa no INF, contribuiu com o estabelecimento e o reconhecimento do Grupo de Sistemas de Informação, com a criação de cursos de Pós-Graduação (Doutorado em Computação e em Administração) e também foi Vice-Presidente da Câmara de Pós-Graduação do CEPE. Foi coordenador do PPGC, exerceu diversos cargos junto à Sociedade Brasileira de Computação, comitês assessores da FAPERGS e CNPq, e coordenou diversos projetos de pesquisa e de cooperação internacional. Participou ativamente de inúmeras comissões estatutárias. Orientou dezenas de alunos de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado. Sua aposentadoria foi publicada no D.O.U. de 13 de agosto de 2015.