Publicado em: 08/07/2022

19ª Prêmio Destaque IC&T – CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou os vencedores do 19º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Atribuído anualmente, o objetivo do Prêmio é reconhecer os bolsistas de iniciação científica e tecnológica que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

A cerimônia de premiação acontecerá durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 25 de julho deste ano, às 16h, no campus da Universidade de Brasília (UnB), ICC Anfiteatro 12.

Dentre os vencedores da 19ª edição do Prêmio da categoria Bolsista de Iniciação Científica, está o aluno do INF – UFRGS, Rubens Luiz Rech Junior, com o trabalho intitulado: “Sensibilidade da TPU da Google a Nêutrons Térmicos e de Alta Energia”.

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica foi instituído pelo CNPq em 2003 e é concedido de forma anual, com parceria da SBPC e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O objetivo é premiar bolsistas do CNPq de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica que se destacaram durante o ano anterior, sob os aspectos de relevância e de qualidade do seu relatório final. Para cada uma dessas categorias são selecionados até três bolsistas, um para cada grande área do conhecimento (Ciências da Vida, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes). Os relatórios dos bolsistas são encaminhados ao CNPq pelas coordenações do PIBIC e/ou PIBITI de cada instituição de ensino. Na categoria Mérito Institucional são premiadas instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa. À instituição premiada são concedidas como premiação de 5 a 20 bolsas adicionais de PIBIC e/ou PIBIT, a depender do número de bolsas dessa instituição concedidas por meio de chamadas do CNPq.

Para mais informações, acesse: http://www.destaqueict.cnpq.br/web/pdict/.

Fonte: gov.br