O evento, coordenado pelo prof. Weverton Cordeiro, do INF, será realizado em Gramado e reunirá mais de 350 participantes nessa competição universitária que classifica para etapa mundial. A Final Brasileira da 26a. edição da Maratona SBC de Programação é a etapa nacional de uma das maiores, mais antigas e prestigiadas competições de programação do mundo, o International Collegiate Programming Contest (ICPC).
A Final Brasileira reunirá os 60 melhores times de 56 universidades de todas as regiões brasileiras, classificados na primeira fase realizada de forma online, em outubro de 2021. A primeira etapa contou, ao todo, com 534 times de 127 instituições brasileiras.
Cada um dos times participantes desta final é formado por três estudantes universitários e um técnico que, em maioria, são professores das instituições. Em três dias de atividades intensas, a Maratona requer a solução de problemas complexos e que exigem muita habilidade em técnicas avançadas de programação, além da capacidade de trabalho em equipe e sob pressão. Em uma primeira seletiva, serão premiados os melhores times e universidades de cada uma das cinco regiões do país. Em seguida, a melhor equipe será premiada como campeã com o troféu Maratona SBC de Programação.
Por fim, alguns dos times mais bem classificados, no máximo um por universidade, serão convidados para a próxima e última fase da competição, a Final Mundial do ICPC, que ocorrerá em novembro de 2022, em Dhaka, Bangladesh. Nos últimos anos, o ICPC tem reunido, em média, mais de 20 mil estudantes representando mais de 3 mil universidades competindo em mais de 400 locais em etapas regionais da primeira fase.
A 26ª edição da Maratona SBC de Programação volta a acontecer presencialmente depois de dois anos de realização online por conta da pandemia. Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), ela acontece pela primeira vez no estado do Rio Grande do Sul e é aguardada com bastante expectativa por alunos e professores da área. Para garantir a segurança dos participantes, a Maratona seguirá rigorosos protocolos sanitários, incluindo a realização de testagem em larga escala.