Publicado em: 04/06/2020

Aluno do INF desenvolve app de cartografia

O aplicativo foi resultado do TCC de Bruno Esteve.

Devido os diversos recursos digitais que são necessários para mapear a ideia inicial de um aplicativo até sua concepção, desenvolve-lo é sempre um grande desafio. Fatores como experiência do usuário, público-alvo, funcionalidades e plataformas operacionais fazem parte do escopo, pois um app tem o objetivo de propiciar uma solução digital para um problema real.

Enxergando todos esses desafios, o aluno do Instituto de Informática da UFRGS, Bruno Giovenardi Esteve, sob orientação da Prof.ª Associada Renata Galante e co-orientação do Prof. da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS, Luiz Fernando Silva Bilibio, criou o Aplicativo Cocar (appCocar). Produto do TCC de Bruno, o aplicativo de cartografia para organização coletiva visa auxiliar coletivos de trabalho comunitário para localizar e registrar necessidades sociais em determinado território, indicando uma agenda de prioridades para atender essas demandas.

O aplicativo foi desenvolvido com a participação social de comunidade da Cruzeiro, por meio da entidade nomeada “União de Vilas da Grande Cruzeiro”. A própria população foi auxiliando na construção, indicando o que era necessário conter e qual a melhor maneira do seu manuseio. “O appCocar ainda está em fase de desenvolvimento, mas, nesta terça-feira dia 02/06 às 14h30, fizemos o lançamento da primeira versão em uma oficina de capacitação junto a lideranças locais na Cruzeiro e, a partir da oficina, as lideranças já começaram – com o auxílio do aplicativo – a mapear as famílias do território e suas necessidades”, comentou Renata Galante.

Por enquanto, o aplicativo encontra-se disponível apenas para dispositivos com o sistema operacional Android. O app está disponível para download no Google Play https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cocar&hl=pt_BR.