Português English
Contato
Publicado em: 11/04/2024

Aluno do INF é um dos vencedores de concurso da Apple

Thiago Parisotto Dias, estudante de Engenharia da Computação, foi um dos vencedores da edição 2024 do concurso Swift Student Challenge.

Thiago Parisotto Dias, estudante INF/UFRGS. Foto: arquivo pessoal/Divulgação.

Thiago Parisotto Dias, estudante de Engenharia da Computação, curso que é compartilhado entre o Instituto de Informática e a Escola de Engenharia da UFRGS, foi um dos vencedores da edição 2024 do concurso Swift Student Challenge, evento anual promovido pela Apple. Milhares de estudantes do mundo todo tiveram a oportunidade de mostrar e desenvolver criatividade e habilidades, que poderão ser usadas em suas carreiras e na vida. Thiago está entre os 350 estudantes premiados no desafio mundial.

Para a competição foi submetido, em fevereiro, o projeto “Parallelo”, um aplicativo educacional para ser usado em iPads ou no Mac que ensina paralelismo na computação de maneira lúdica. Os resultados foram divulgados no dia 28 de março, e o aplicativo está em processo de avaliação e, assim que possível, será disponibilizado gratuitamente pela AppStore.

“Desenvolvi o Parallelo utilizando os conhecimentos das disciplinas de ‘Programação Distribuída e Paralela’ e ‘Sistemas Operacionais I’. Meu objetivo foi repassar aos usuários os conhecimentos que adquiri na área de supercomputação na UFRGS”, aponta o aluno. As disciplinas em que Thiago se embasou para criação do projeto vencedor são disciplinas ministradas pelo Instituto de Informática da UFRGS.

No Parallelo o usuário é levado para o Apple Park, sendo conduzido ao evento anual da Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) para aprender sobre paralelismo em computação, verificando como essa técnica pode ser usada para aumentar o desempenho de aplicações, produzindo resultados mais rápidos. “Nessa experiência, Steve Jobs, em sua versão pixel art, ensina o jogador a partir de uma visita às fábricas de Macintosh. O aplicativo serve para ensinar o básico sobre conceitos de computação paralela para pessoas que não tenham conhecimento em computação, tanto para crianças, quando para jovens”, explica ele.

 

Tela do aplicativo educacional Parallelo. Arquivo Pessoal.

 

Além deste programa, Thiago também já lançou na AppStore os jogos Chroma Wizard, um RPG em que o usuário controla um mago; PuffMe, um jogo casual para salvar baiacus no oceano; e o aplicativo UFRGS I3, uma calculadora do índice harmônico da UFRGS, em que o usuário calcula a média do ordenamento com base nas suas notas.

 

Via: UFRGS Notícias