Português English
Contato
Publicado em: 15/06/2012

Aluno do INF selecionado para trabalhar no Google em Zurique

O aluno de Ciência da Computação Kaue Soares da Silveira foi contratado para trabalhar no Google em Zurique e iniciará suas atividades em agosto deste ano. Kaue, primeiramente, foi estagiário do Google e nos relata que “trabalhar no Google foi maravilhoso, o ambiente é super aberto, todo mundo é amável e estão sempre dispostos a ajudar, as pessoas são super inteligentes e interessantes, são várias mordomias (refeições, chocolate, sorvete, academia, vídeo game, ping-pong, sinuca), o salário é bem bom. A parte que mais me agradou é que, como eles dizem, ‘o trabalho é desafiante e o desafio é divertido’. No final do estágio, optei por fazer as entrevistas para virar funcionário em tempo integral, entrevistas estas que culminaram na minha contratação para começar a partir de agosto deste ano em Zurique”.

Kaue entrou no curso de Bacharelado em Ciência da Computação no INF- UFRGS em 2008/1, e desde o início sempre procurou assumir posições de destaque e alcançar a excelência. Um mês após ingressar no curso, foi selecionado para integrar o grupo PET Computação, no qual permaneceu por 2 anos e meio, até viajar para fazer intercâmbio.

Para ele, “participar do PET é muito bom, pois temos a oportunidade de conviver com alunos mais avançados do curso, aprender a trabalhar em equipe, além de participar de inúmeros projetos de ensino, pesquisa e extensão. Ministrei vários cursos (C, C++, XABSL, LaTeX),participei de eventos por todo o Brasil (ENAPETs e reuniões anuais da SBPC em SP e RN, Campus Party também em SP) e na Europa (Robocup na Áustria)”.

Durante o curso de graduação, conforme afirma o aluno, manteve bom desempenho nas disciplinas recebendo conceito A em 100% delas, também participou de maratonas de programação, conquistando 16º lugar na final nacional em 2009.

Em agosto de 2010, foi estudar na Ensimag do INP de Grenoble – FR, dentro do acordo de dupla diplomação, com bolsa Brafitec, após passar pela seleção realizada aqui no INF. Para ele, “fazer intercâmbio é uma experiência muito enriquecedora, tanto pessoal (conhecer pessoas de vários lugares do mundo, ter contato com suas culturas, viajar, fazer festa) quanto profissionalmente (experiência internacional como diferencial competitivo, possibilidade de fazer estágio). Atualmente há um grande incentivo através do Programa Ciência sem Fronteiras, então está muito mais fácil, por isso acredito que todos os alunos do Instituto deveriam pelo menos tentar”.

Acrescenta que, com o valor da bolsa que recebeu, foi possível viver confortavelmente e pagar por atividades culturais e viagens (conheceu Espanha, Alemanha, Suíça, Hungria, Itália, Inglaterra, Holanda, Mônaco). Como é necessário fazer um estágio no segundo semestre, ao final do primeiro semestre existe a “Journée des Partenaires” ou “Dia dos Parceiros”, na qual as empresas parceiras do INP (Amadeus, IBM, STMicroelectronics, entre outras) montam estandes e realizam entrevistas de recrutamento. E, foi nesse dia que fez sua primeira entrevista com o Google.

Atualmente está trabalhando no seu TG e se formará no fim deste semestre, quando receberá dupla diplomação. Além disso, se orgulha bastante por “contrariar o estereótipo de aluno sedentário da Computação”, afirmando que já correu os mais de 42 km da Maratona de Porto Alegre.

Lembra que “há inúmeras possibilidades de formação complementar na graduação do INF (intercâmbio, estágio, PET, IC, empreendedorismo no CEI, SEMAC, Maratona de Programação, e competições online como Google Code Jam, Google Summer of Code,Facebook Hackercup, TopCoder, Codeforces, Hacker.org, ProjectEuler) e que todos os alunos do Instituto, sem exceção, têm condições de ter carreiras fenomenais na área que escolherem, bastando ter empenho e dedicação suficientes. Como disse Seneca: ‘Luck is what happens when preparation meets opportunity’.”