O Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft) é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com a intenção de promover e incentivar a troca de experiências sobre temas relacionados à área ao desenvolvimento de software. Ele agrega diversos eventos co-alocados e, em destaque, o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), que é o evento mais tradicional na área de Engenharia de Software no Brasil. O simpósio possui um comitê de programa rigoroso, que avalia e premia artigos, pesquisas e trabalhos de alunos, professores, profissionais e pesquisadores de todo o Brasil.
A UFRGS, historicamente, tem uma participação de protagonismo nesse evento. Nas últimas edições, o grupo Prosoft do Instituto de Informática teve presença marcante no evento. Na edição de 2016, levou uma indicação ao prêmio de melhor ferramenta apresentando a ferramenta Sam, de autoria de João Guilherme Faccin, Juei Weng e Ingrid Nunes. Já nesse ano, o grupo teve dois artigos aceitos no SBES sendo ambos indicados ao prêmio de melhor artigo. O artigo Investigating the Effectiveness of Peer Code Review in Distributed Software Development, de Eduardo Witter dos Santos (UFRGS) e Ingrid Nunes (UFRGS) foi o grande vencedor. No total, houve 71 artigos submetidos elegíveis, 24 aceitos e somente cinco indicados ao prêmio.
Para a professora Ingrid Nunes, incentivadora de uma participação constante e efetiva da UFRGS em eventos dessa relevância que agregam a comunidade de pesquisadores nacionais e dão visibilidade internacional a UFRGS e pesquisa no Brasil, destacou que “estar presente e valorizar premiações desse porte é uma forma de elevar e avaliar a qualidade acadêmica da Universidade. Uma prova concreta de que temos uma capacidade acadêmica de excelência é o fato de artigos envolvendo não apenas alunos de pós-graduação, mas também de graduação e especialização, terem sido selecionados entre os melhores”.
Para acessar, na íntegra os artigos dos alunos da UFRGS que foram destaque, clique nos links abaixo:
Artigo que ganhou o prêmio de melhor artigo: Investigating the Effectiveness of Peer Code Review in Distributed Software Development, de Eduardo Witter dos Santos (UFRGS) e Ingrid Nunes (UFRGS). Acesso o artigo na íntegra clicando aqui.
Artigo também indicado ao prêmio: Understanding Technical Debt at the Code Level from the Perspective of Software Developers, de Junior Cesar Rocha (UFRGS), Vanius Zapalowski (UFRGS) e Ingrid Nunes (UFRGS). Acesse o conteúdo completo clicando aqui.
Saiba mais sobre o CBSoft acessando o link, ou acessando a página do grupo Prosoft.