Português English
Contato
Publicado em: 16/08/2022

Alunos do INF foram premiados no CADathlon BR 2022

O CADathlon Brasil 2022 ocorreu presencialmente, como um dos eventos satélites do 42º Congresso da SBC, no Instituto de Computação da UFF, em Niterói - RJ, em 2 de agosto de 2022

O Instituto de Informática da UFRGS se destacou na II Maratona de Programação para Projeto Automatizado de Circuitos Integrados (CADathlon Brasil 2022). Os alunos Vitor Hugo da Silveira Fuerstenau Maciel (Engenharia de Computação) e Rodrigo Nogueira Wuerdig (doutorando do Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica – PGMICRO) formaram a Equipe RS-404 e ficaram em 3º lugar na competição. Já os alunos Luís Enrique Murillo Vizcardo e José Eduardo Thums, ambos mestrandos no Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC), formaram a Equipe Team-UFRGS, e conquistaram o 4º lugar. Ao todo, 15 times de todo Brasil participaram da competição.

Os alunos premiados da UFRGS serão convidados a participar do CADathlon internacional organizado pela ACM/SIGDA, que acontecerá durante o International Conference on Computer-Aided Design (ICCAD) de 30 de outubro a 3 de novembro de 2022 em San Diego, Califórnia, EUA.

A CADathlon Brasil é uma competição de programação com foco na temática de técnicas e ferramentas para a automatização do projeto de circuitos integrados VLSI, normalmente referenciada por EDA (Electronic Design Automation), inspirada no CADathlon, evento organizado pela ACM/SIGDA. A exemplo da primeira edição, que ocorreu como evento satélite do Congresso da SBC em 2010, nesta edição as equipes formadas por duplas de estudantes de graduação e/ou de pós-graduação trabalham para resolver 6 problemas de programação em temas relacionados aos tópicos de interesse do evento. Os problemas são propostos no dia. Porém, uma semana antes, as equipes recebem informações preliminares a respeito dos temas das questões, incluindo literatura associada a cada tema, para que possam realizar por conta própria um treinamento preliminar para a competição. A resolução dos problemas é realizada em geral, usando as linguagens de programação C/C++ e possivelmente, alguma outra linguagem definida previamente nas informações preliminares.

A competição foi promovida pela Comissão Especial de Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados (CECCI) da SBC, com patrocínio da ACM/SIGDA, IEEE Council on Electronic Design Automation (CEDA), Synopsys, Chipus Microelectronics e Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMICRO). A competição teve organização geral dos professores José Luis Güntzel (UFSC) e Fabian Leonardo Cabrera Riano (UFSC).