Publicado em: 14/10/2020

Alunos do INF ganham prêmio em projeto internacional

O prêmio é de melhor contribuição do primeiro ano do projeto internacional OpenROAD, the OSCCA AWARD (Open-Source Community Contribution Award).

Uma equipe de alunos da graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, formada por Vitor Bandeira, Isadora Oliveira e Eder Monteiro, orientados pelo Professor Titular do Instituto de Informática Ricardo Reis, ganharam o prêmio de melhor contribuição do primeiro ano do projeto internacional OpenROAD, the OSCCA AWARD  (Open-Source Community Contribution Award).

O projeto é liderado pela Universidade da Califórnia em San Diego, com participação de alunos de graduação e pós-graduação da UFRGS. A contribuição dos alunos foi com o desenvolvimento do FastRoute4-lefdef, ferramenta para o roteamento interno de circuitos integrados, utilizando o banco de dados (OpenDB) do projeto OpenROAD, O participação da UFRGS no projeto teve a participação expressiva de Mateus Fogaça, recém doutor pelo PGMicro e atualmente trabalhando na Cadence (USA).

A equipe da UFRGS já desenvolveu diversas outras ferramentas para o projeto, dentre eles:
ioPlacer – Ferramenta de EDA para o posicionamento de pinos de I/O;
TapCell – Ferramenta para a inserção de tapcells e endpoints, com o objetivo de evitar latchup;
TritonCTS – Ferramenta para a geração de árvore de relógios.

Maiores informações sobre a participação da UFRGS no projeto podem ser encontradas no artigo convidado a ser apresentado na 2020 International Conference On Computer Aided Design, que será realizada de 2 a 5 de novembro, no formato virtual (www.iccad.com).