Publicado em: 17/04/2020

Alunos do PPGC foram selecionados para estágio internacional

Os doutorandos vão estagiar na IBM e na Amazon.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, uma boa oportunidade de estágio em uma grande empresa, para alunos de pós-graduação pode fazer toda a diferença no currículo. Além de aprimorar habilidades dentro da sua área de atuação, as empresas costumam treinar estagiários para que ocupem futuros cargos estratégicos.

Pensando na construção de uma carreira acadêmica atrelada ao mercado de trabalho, os alunos de doutorado do Programa de Pós-graduação em Computação da UFRGS, Alberto Francisco Kummer Neto e Arthur Selle Jacobs participaram da seleção para estágios de verão e conquistaram uma disputada vaga na Amazon e IBM.

Na edição de 2020 do programa de estágios de verão, a Amazon aceitou a candidatura de jovens pesquisadores de todo o mundo para cada um dos temas de interesse da empresa (Linguagem Natural, Aprendizado de Máquina, Ciência de Dados, Pesquisa Operacional e Visão Computacional/Robótica). Todo o processo seletivo aconteceu no início deste ano entre os meses de janeiro e fevereiro, sendo assim, foi definido no final de fevereiro em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, que o estágio acontecerá entre os meses de setembro a novembro, em Seattle, nos EUA.

Alberto Kummer comenta que fez sua aplicação no Estágio Científico em Pesquisa Operacional, que está diretamente relacionada a sua linha de pesquisa. “Meu gerente de estágio será o Dr. Mauricio Resende, principal pesquisador no setor de Middle Mile Planning, Research and Optimization Sciences da Amazon. Resende visitou o Instituto de Informática da UFRGS no ano passado pela quarta vez, nas festividades de comemoração aos 30 anos do departamento. Ele possuí uma longa história de colaborações com a Professora Associada do INF, Luciana Buriol, incluindo co-orientação de alunos, patentes em conjunto e diversos artigos científicos publicados nos últimos 18 anos” afirma Kummer que acrescenta dizendo que “a equipe de emigração da Amazon entrou em contato comigo e está cuidando do processo de solicitação do visto de estudante”.

Luciana Buriol destaca a importância desses estágios na carreira de um pós-graduando, dizendo que “além de todo o aprendizado que os alunos vão ter, eles ganham uma bolsa de estudos bem remunerada de US$ 8.500 por mês. Muitos deles não tem essa noção e isso é motivador, por exemplo, o Alberto vai ganhar as passagens aéreas, gastos do visto e aluguel de todo período pagos pela Amazon”.

Há 70 anos, a IBM tem selecionado estudantes de doutorado em todo o mundo por meio do programa de estágios chamado “IBM PhD Fellowship Award”. As áreas de pesquisa da Edição 2020 do programa incluem conhecimentos setores pioneiros, como Inteligência Artificial, Blockchain, Computação Quântica, Ciência De Dados, Segurança, Tecnologia de Nuvem Híbrida e a próxima geração de Processadores de Ponta. O programa recebeu centenas de aplicações de 140 universidades em 31 países. As inscrições foram revisadas ​​criteriosamente e os ganhadores das bolsas demonstraram excelência acadêmica, além de fornecerem propostas de pesquisa inovadoras.

Arthur Jacobs esclareceu que o processo de seleção para a bolsa se deu por intermédio do Professor Titular do INF da UFRGS, Lisandro Granville, no qual teve que submeter uma aplicação, com cartas de recomendação, envio de currículos e detalhes sobre a pesquisa em desenvolvimento. A partir dessa aplicação, os avaliadores da IBM selecionaram os que mais se encaixavam nas áreas de interesse deles, entretanto, não houve contato direto com Jacobs e nenhum tipo de entrevista. “Fui informado que, em breve, a IBM entraria em contato comigo pra combinar detalhes. A data de início pode ser marcada de acordo com a minha disponibilidade, por isso, creio que devo fazer o estágio ano que vem, supondo que a situação da pandemia esteja sob controle até lá” comentou Arthur, complementando “imagino que a duração seja de 3 a 6 meses e o local ainda será definido”.