Português English
Contato
Publicado em: 10/10/2014

Alunos do PPGC premiados na SAUC-E-2014

Renata Neuland, aluna de doutorado e Guilherme Franco, aluno de mestrado, do Instituto de Informática da UFRGS, membros do grupo Phi-Robotics Research, participaram das competições de robótica subaquática nomeadas Student Autonomous Underwater Challenge-Europe (SAUC-E) e euRathlon, juntamente com pesquisadores da escola militar francesa de engenharia ENSTA-Bretagne e pesquisadores da universidade mexicana CINVESTAV. Formando dois times, SAUC’ISSE e CISSAU, os alunos foram premiados com os 1º e 2º lugares da competição SAUC-E e uma série de prêmios na competição euRathlon.

 

SAUC-E 2014

O SAUC-E é um evento que desde 2006 busca encorajar estudantes a pensar sobre tecnologias subaquáticas e este ano foi sediado em La Spezia – Itália entre os dias 20 e 26 de setembro. As tarefas da competição deviam ser desempenhadas de forma autônoma por robôs de superfície (ASV) e subaquáticos (AUV) visando testar a capacidade de resposta imediata destes em situações de desastre, são elas:

  • Pass through the gate: Testar a capacidade de autonomia do robô pondo como desafio a navegação autônoma e a passagem por um pequeno portão de 2 metros de abertura.
  • Underwater structure inspection: Capacidade de busca autônoma de anomalias (e.g. rachaduras, vazamentos ou deterioração da estrutura) para futuros consertos.
  • Inspect the wall, find a anomaly, and call a friend to further inspect the anomaly: Testar a capacidade de percepção de anomalias na água (e.g. vazamento de substâncias tóxicas) e a colaboração entre diferentes tipos de robôs.
  • Survey and find a black box: Capacidade de localização através de sinais acústicos de uma caixa preta.

Nesta competição, os alunos foram premiados com o 1º e o 2º lugar.

euRathlon 2014

Inspirado no desastre de Fukushima, a Eurathlon busca prover cenários reais para pôr à prova a inteligência e autonomia dos robôs modernos na resposta emergencial em catástrofes. 

A competição se faz em três etapas. No ano de 2013 a competição focou no controle e navegação de robôs terrestres em ambientes de devastação por terremoto. No ano de 2014 a competição desafiou a robótica subaquática na navegação, identificação de vazamento de resíduos nocivos no oceano e a inspeção de estruturas subaquáticas. Por fim, no ano de 2015 o desafio será a orquestração da colaboração dos robôs terrestres, aquáticos e aéreos para a rápida resposta a desastres e perigos iminentes.

A fim de fornecer um ambiente real de experimentação aquática, a Eurathlon aconteceu este ano no centro para pesquisa e experimentação marítima (Centre for Maritime Research and Experimentation – CMRE) em La Spezia – Itália no período de 29 de setembro a 3 de outubro com as seguintes tarefas:

  • Long range autonomous underwater navigation: Testar a capacidade de navegação em longa distância dos robôs a fim de chegar a regiões de desastre distantes.
  • Environmental survey of the accident area: Mapeamento da região de desastre em busca de possíveis vazamentos de substâncias nocivas.
  • Leak localization and structure inspection: Localização da origem dos vazamentos identificados na tarefa anterior a fim de avaliar a possível reparação.
  • Interaction with an underwater structure: Uma vez que a origem do vazamento for detectada, os robôs autônomos podem buscar conter o fluxo do vazamento operando válvulas ou ferramentas auxiliares para a realização do trabalho.
  • Combined scenario: Por a prova a autonomia dos robôs buscando realizar todas as tarefas anteriores em sequência, oferecendo um cenário mais real possível à competição.

Na competição euRathlon a premiação foi concedida a cada tarefa separadamente e as premiações obtidas pelos alunos da UFRGS e ENSTA foram:

  • Long range autonomous underwater navigation: 2º lugar
  • Environmental survey of the accident area: 2º lugar
  • Leak localization and structure inspection: 3º lugar
  • Interaction with an underwater structure: 3º lugar
  • Combined scenario: 2º lugar