O Desafio Flex de Inovação Tecnológica, em sua segunda edição, teve mais de 120 equipes inscritas, que competiram ao longo de 5 meses. A equipe da UFRGS, coordenada pelo Instituto de Informática, apresentou o projeto “Mosquitoramento”, um sistema de baixo custo para detecção de mosquitos da espécie Aedes aegypti por meio de áudio.
Na fase final da competição, que ocorreu de 4 a 8 de outubro em Sorocaba (SP), de forma presencial, a equipe apresentou um pitch de 7 minutos seguido da demonstração de funcionalidade da solução, que inclui múltiplos clientes para a gravação e envio de áudio, um servidor remoto rodando uma rede neural para a classificação do áudio e detecção de Aedes aegypti e uma dashboard para controle do sistema.
A banca do desafio, composta por investidores e empresários, classificou a equipe em 3o lugar, com premiação em dinheiro de R$7.000,00, atrás apenas dos projetos “A Liconic Power Unit” (FACENS) e “Guara e Irae” (FACENS).
A equipe é composta por Brayan Barbosa (Biomedicina), Eduardo Peretto (Ciência da Computação), Lucas Dal Castel (Eng. Elétrica), Luiz Felipe de Moura (Eng. de Cont. e Automação) e Mateus Schein (Eng. de Cont. e Automação) e coordenada pelos professores José Rodrigo Azambuja (INA), Mariana Mendoza (INA) e Weverton Cordeiro (INA).