Português English
Contato
Publicado em: 22/08/2025

Aula Inaugural 2025/2

Palestra “Mentes Curiosas e Ações Coletivas: Como o Comportamento Humano Impulsiona a Disseminação de Informação Online” com Jussara Almeida.

A aula inaugural do semestre de 2025/2, realizada no dia 20/08, com a temática “Mentes Curiosas e Ações Coletivas: Como o Comportamento Humano Impulsiona a Disseminação de Informação Online”, lotou o auditório com alunos, professores e egressos que compareceram para dialogar com a Profa. Jussara Almeida.

O início da apresentação foi feito com a exposição de diferentes aspectos que movem as pessoas em mídias digitais, através de dados coletados no X, WhatsApp e Telegram. As informações demonstram diferentes tipos de perfis existentes nas mídias: os influencers, os que são influenciados, os que não são influenciados e como cada um age nas redes sociais.

Os três perfis têm o seu comportamento de consumo e compartilhamento de informação moldado pelos algoritmos e pelas funcionalidades das plataformas. Esse fator ocorre pois os sistemas de recomendação favorecem, intensificam ou impulsionam determinados conteúdos, causando, assim, bolhas e câmaras de eco que impedem que um usuário, inserido em sua rede de interesse que alimenta com acessos, acesse diferentes perspectivas.

O fenômeno causa a polarização e radicalização dos grupos, que não dialogam entre si. Como exemplos, ela trouxe a disseminação de fake news nas eleições de 2022 no Brasil e de 2024 dos Estados Unidos, apontando, assim, que as plataformas têm protagonismo no isolamento dos indivíduos em suas próprias visões, manipuladas pelas redes. 

Como alternativa, Jussara evidenciou que existem países europeus que são modelos no combate a crimes cibernéticos e à desinformação desde sua legislação, como com a AI Act, e que a educação tem um papel importante no desenvolvimento de um pensamento computacional. O que a pesquisadora pensa enquanto ensino sobre o digital visa auxiliar os cidadãos, desde a infância, a elaborarem senso crítico em relação ao mundo digital.

Antes da palestra, foi oferecido um café no pátio do Instituto de Informática para que os participantes pudessem desfrutar do momento de integração ao ar livre e com música ao vivo. Agradecemos a presença de todes que compareceram, trouxeram suas indagações e partilharam do momento, que expandiu nossas possibilidades de pensamento e atuação na nossa área. Confira algumas fotos: