Português English
Contato
Publicado em: 07/08/2025

Aula Inaugural Jussara Almeida

Aula Inaugural 2025/2

No dia 20 de agosto, às 10h30, no Auditório do INF (prédio 43.413), a professora Jussara Almeida, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, ministrará a aula Mentes Curiosas e Ações Coletivas: Como o Comportamento Humano Impulsiona a Disseminação de Informação Online”, como evento de abertura do semestre de 2025/2.

Sobre a temática da aula

A literatura é bastante rica em esforços para modelar e analisar como diferentes aspectos do comportamento de usuários podem impulsionar a disseminação de conteúdos online. No entanto, o comportamento humano é, por natureza, heterogêneo, multifacetado e altamente dinâmico, com componentes frequentemente subjetivos e conceitualmente difíceis de operacionalizar. Por isso, inferir padrões e perfis comportamentais a partir de rastros digitais pode ser bastante desafiador. Nesta apresentação, discutirei nossos esforços para analisar como diferentes aspectos do comportamento humano podem atuar como motores da disseminação de informações em plataformas de mídias sociais. Abordaremos diversos estudos de caso, com foco especial na modelagem da curiosidade dos usuários e na orquestração de grupos (ou campanhas), e como esses fatores se relacionam com a propagação de diferentes tipos de conteúdo, especialmente notícias falsas, discursos de ódio e discursos extremistas.

Sobre a professora

Jussara M. Almeida é Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde coordena o Laboratório de Computação Social (LOCUS) no Departamento de Ciência da Computação. Possui doutorado pela University of Wisconsin-Madison (EUA), foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e atualmente é Bolsista em Produtividade do CNPq nível 1C. Suas áreas de especialização incluem  computação social, análise e modelagem de comportamento de usuários e cargas de trabalho e modelagem de desempenho de sistemas distribuídos.

Café de Boas-Vindas e Integração

Às 10h, antes da palestra, será oferecido um café de boas-vindas e integração, para proporcionar um momento de troca de ideias e networking entre os participantes.

Contamos com a presença de vocês!

Empresas Apoiadoras

O Instituto de Informática (INF) da UFRGS agradece o apoio fundamental das seguintes empresas, que contribuíram para a realização deste evento e para o fortalecimento do ecossistema de tecnologia e pesquisa do INF/UFRGS:

  • INFRATI

  • INT6

  • MBOCHIP

  • WideLabs

  • Aprix

  • TELUS Digital

Essa parceria reforça nosso compromisso em promover a inovação, a formação qualificada e a integração entre a universidade e a comunidade de ciência, tecnologia e inovação.