Publicado em: 27/04/2021

Aula Magna com Prof. Jim Kurose

O tema da Aula Magna será a evolução da Pesquisa e Educação em Computação

From Artifacts to Systems to People: Evolving Directions in Computing Research and Education é o título da Aula Magna, que será ministrada pelo Professor Jim Kurose (Universidade de Massachusetts – EUA), no Instituto de Informática da UFRGS.

A palestra abordará a evolução e as tendências e direções da Pesquisa e do Ensino de Computação ao longo das últimas décadas, discutindo a transição de ênfase de iniciativas em torno de artefatos para sistemas e, mais recentemente, para pessoas. O Prof. Kurose apresentará casos baseados na sua experiência na Universidade de Massachusets (Amherst), nos EUA (com base em sua atuação na National Science Foundation) e outras iniciativas internacionais.

O palestrante Jim Kurose é Distinguished University Professor em Ciência da Computação e Associate Chancellor for Partnerships and Innovation na Universidade de Massachusetts, EUA. É Doutor em Ciência da Computação pela Columbia University. Ao longo de sua trajetória acadêmica, atuou como cientista visitante na IBM Research, Technicolor, INRIA e Sorbonne Université. Seus interesses de pesquisa incluem arquiteturas e protocolos de redes de computadores, medições em redes, redes de sensores e comunicação multimídia. De 2015 a 2019, o Prof. Kurose atuou como Assistant Director na National Science Foundation, EUA, onde liderou o Directorate of Computer and Information Science and Engineering. Em 2018, atuou como Assistant Director for Artificial Intelligence no Office of Science and Technology Policy da White House. Foi agraciado com vários prêmios e distinções prestigiosas, como o IEEE INFOCOM Award, o ACM SIGCOMM Lifetime Achievement Award, o ACM SIGCOMM Test of Time Award e a IEEE/CS Taylor Booth Education Medal. É membro da National Academy of Engineering e Fellow da ACM e do IEEE. Com Keith Ross, é coautor do livro Computer Networking: a Top Down Approach (Pearson), agora em sua 8ª edição, que é um dos mais utilizados nos cursos de graduação e pós-graduação no Brasil e no exterior.

O evento acontece na próxima terça-feira, 04 de maio, às 14h30. Para acompanhar a transmissão ao vivo, acesse o canal do YouTube do Instituto de Informática.