No dia 16/07/2024 acontecerá no Instituto de Informática da UFGRS o CaféTech Softsul com uma palestra do professor Anderson Rocha Tavares, professor do INF.
Será um encontro para uma imersão no mundo da Inteligência Artificial (IA)!
Descubra como a IA está revolucionando as TICs em escala global, saindo do universo da Ciência da Computação para se tornar uma tecnologia disruptiva em diversas áreas. Na era da IA, as tarefas do dia-a-dia são simplificadas, os processos são automatizados e as respostas aos clientes são entregues com maior agilidade. Empresas estão aumentando sua eficiência e reduzindo custos operacionais com o uso dessa tecnologia inovadora, que também está abrindo portas para novos mercados e serviços. No CaféTech será explorado as bases da IA como tecnologia e ciência, destacando seus usos atuais e apontando perspectivas e desafios futuros.
Palestrante:
• Anderson Rocha Tavares
• Professor Adjunto no Instituto de Informática da UFRGS
• Doutor pela UFMG em 2018
• Pós-doutorado na UFRGS em 2019
• Especialista em Inteligência Artificial, com foco em integração entre raciocínio e aprendizado profundo, além de desenvolvimento de agentes para tomada de decisão e IA generativa.
Resumo: Neste CaféTech abordaremos como a Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado o mundo das TICs de forma global. A IA era uma disciplina confinada ao mundo da Ciência de Computação que, graças aos últimos avanços científicos, alcançou status de tecnologia disruptiva em diversas áreas do conhecimento. Como tal, a IA hoje auxilia na realização de tarefas do dia-a-dia, na automação de processos e em uma maior agilidade na entrega de resposta aos clientes. O uso de IA nos negócios tem aumentado a eficiência de empresas e barateado os custos de operação. Mais que isso, IA tem criado novos mercados com suas novas aplicações e serviços. Neste CaféTech, revisaremos as bases da IA como tecnologia e ciência, enfatizando seus usos atuais e indicando perspectivas e desafios futuros.
Mini Bio Palestrante: Anderson é professor adjunto do Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2020. É doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2018, tendo feito pós-doutorado na UFRGS em 2019. Anderson pesquisa e ensina Inteligência Artificial (IA), com interesse na integração entre raciocínio e aprendizado profundo, além do desenvolvimento de agentes para tomada de decisão e IA generativa, usando jogos como plataformas de teste, quando possível. Seu envolvimento nas comunidades de IA e jogos resultou em premiações por publicações e revisões.
Inscrições gratuitas para as redes SOFTSUL e Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, também, para pessoas que fazem parte do ecossistema de inovação e tecnologia
Inscreva-se gratuitamente aqui.
Apoio e co-realização: CEI – Centro de Empreendimentos em Informática e Instituto de Informática da UFRGS e SOFTSUL – Associação Sul-riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software