
Palestrantes:
Profa. Fernanda Lima Kastensmidt
Prof. Marcelo Lubaszewski
Resumo:
O programa CI-INOVADOR é uma política pública criada pelo Governo Federal e tem como missão contribuir para o avanço do ecossistema de Microeletrônica no país, visando à inovação em produtos e à inserção do país no mercado de semicondutores. INOVA-ME é um dos polos de capacitação do Programa CI-Inovador, financiado pelo MCTI, coordenado pela Softex e executado pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (INF-UFRGS). Trata-se de um programa de capacitação plena de profissionais, associando aos conhecimentos técnicos da área de semicondutores os conhecimentos das áreas das ciências econômicas, administração, direito e psicologia, essenciais ao exercício profissional na área da Microeletrônica. O programa é composto por três etapas: a fase 1 é voltada à construção e consolidação do conhecimento e tem duração de 6 meses; a fase 2, também com duração de 6 meses, é voltada à experiência profissional num contexto internacional e de projeto de System on Chip (SoC), num exercício de negócios que caracteriza o modelo de operação de “design houses”; e a fase 3 consta de um estágio profissional com duração de 18 meses a realizar-se em uma empresa parceira. O curso conta com mais de 40 professores e profissionais altamente especializados na área de Microeletrônica e profissionais com grande experiência em gestão e empreendedorismo. Mais de 30 empresas e instituições nacionais e internacionais estão engajadas no curso INOVA-ME do INF-UFRGS, que iniciará em 21 de outubro, com palestra inaugural no dia 14 de outubro. Mais informações em: https://www.inf.ufrgs.br/inova-me/
Mini-bio da Profa. Fernanda Lima Kastensmidt:
Fernanda Lima Kastensmidt possui graduação em Engenharia Elétrica (1997), mestrado em Ciência da Computação (1999) e doutorado em Ciência da Computação (2003), todas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fernanda é Professora Titular da UFRGS e foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica (PGMICRO) por 4 anos e chefe do Departamento de Informática Aplicada por 2 anos. Tem experiência na área de Microeletrônica e Engenharia da Computação, com ênfase em Hardware, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas de proteção a falhas de radiação, projeto de sistemas tolerante a falhas, arquitetura programável, FPGA, qualificação de sistemas e circuitos integrados sob falhas e modelagem de falhas. É autora do livro “Fault Tolerance Techniques for SRAM-based FPGAs”, publicado em 2006 pela editora Springer, e coautora de outros três livros científicos. Participou do projeto da carga útil do satélite NanoSat-BR1, que foi lançado em junho de 2014, e do NanoSat-BR2, lançado em 2021, onde parte da carga útil é responsável por analisar os efeitos da SAA em Circuitos Integrados fabricados em tecnologia nanométrica.
Mini-bio do Prof. Marcelo Lubaszewski:
Marcelo Lubaszewski graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1986, onde recebeu o título de Mestre em Ciência da Computação em 1990. Em 1994 concluiu o Doutorado em Microeletrônica pelo Institut National Polytechnique de Grenoble, na França. É Professor titular da UFRGS, onde ingressou em 1990. Na academia, na área de Microeletrônica, publicou mais de 200 artigos em conferências e revistas internacionais. É Pesquisador 1 do CNPq e serviu como coordenador, em duas ocasiões, do seu Comitê Assessor de Microeletrônica. De 2011 a 2016, esteve cedido à Empresa Pública CEITEC S.A, onde foi Diretor. Durante sua gestão, a empresa estabeleceu-se no mercado brasileiro como referência na produção e comercialização de chips para identificação por rádio-frequência (RFID) com aplicação no agronegócio, na saúde, em sistemas produtivos e logística, na mobilidade urbana e na identificação pessoal (em particular, com o chip do passaporte brasileiro). De retorno à UFRGS, foi nomeado Diretor do Zenit – Parque Científico e Tecnológico da universidade. No Zenit, entre janeiro de 2017 e setembro de 2020, desenvolveu ações de educação/capacitação empreendedora, incubação de negócios (inclusive de impacto social) e inovação aberta, principalmente nas áreas de engenharia, informática e biotecnologia. Foi Vice-Presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica. Atualmente, é Coordenador da Unidade Embrapii SIMob – Sistemas Inteligentes de Mobilidade e do Programa de Pós-Graduação MAI/DAI da UFRGS.