Publicado em: 03/05/2022

Visão Computacional: Desafios, Aplicações e Oportunidades
Palestrante: Claudio Jung
Resumo:
Visão computacional é uma área da computação que visa extrair informações a partir de dados visuais. Com o avanço do estado-da-arte nos últimos anos,  técnicas de visão computacional têm atingido resultados comparáveis aos humanos em várias tarefas, tais como reconhecimento biométrico e classificação de lesões de pele. Esta palestra visa apresentar os conceitos básicos de visão computacional, juntamente com alguns desafios em aberto e oportunidades de aplicação no desenvolvimento de produtos e serviços que envolvem técnicas de visão computacional.
Mini-bio:
Claudio Jung possui doutorado em Computação (2002), é professor do INF/UFRGS desde 2009 e atuou como Professor Visitante na University of Pennsylvania entre 2015 e 2016. É editor associado do periódico IEEE Transactions on Image Processing desde 2021, membro da SBC desde 2005 e senior member do IEEE desde 2011. Possui diversos interesses de pesquisa relacionados a processamento de imagens, visão computacional e reconhecimento de padrões, tais como sistemas de apoio ao motorista e inspeção de rodovias, rastreamento de objetos, detecção de eventos em sequências de vídeo, modelagem 3D multimodal, processamento de imagens esféricas, deep learning aplicado a imagens e dados multimodais.