Publicado em: 14/09/2022

CEI Talks + SemINF

Série de Seminários do Instituto de Informática da UFRGS.

QUARTA-FEIRA, 21/09/2022
---------------------------------------------------------
Horário: 12h45min
Duração: 45min
--------------------------------------------------------
Local: https://mconf.ufrgs.br/webconf/serie-de-seminarios-do-inf
Canal: https://www.youtube.com/SerieDeSeminariosDoINF
--------------------------------------------------------
Título: Ciência de Dados e as suas Oportunidades de Aplicações nos Negócios

Palestrante(s): Profa. Mariana Recamonde Mendoza

Resumo:
Ciência de dados é um campo interdisciplinar que visa alavancar o uso dos dados para a tomada de decisão através da aplicação de técnicas que vão de análise estatística até o aprendizado de máquina. A Ciência de Dados visa identificar padrões, reconhecer tendências, desenvolver modelos preditivos e obter insights a partir dos dados, transformando-os em informações significativas e acionáveis que possam fundamentar a tomada de decisão nos projetos e empresas. Esta palestra visa introduzir a área de ciência de dados e suas diversas oportunidades de aplicações, discutindo o grande potencial que estas ferramentas analíticas podem trazer aos negócios que se aventuram em explorá-las.

Mini-bio:
Mariana Recamonde Mendoza é Professora Adjunta no Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professora Pesquisadora no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde coordena o Núcleo de Bioinformática. É Pesquisadora Associada no Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde), financiado pela FAPESP, e na Rede Gaúcha de Inteligência Artificial Aplicada à Saúde, financiada pela FAPERGS. Possui doutorado em Ciência da Computação pelo INF-UFRGS (2014), com período sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT), e graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2010). Tem interesse e ampla experiência em ciência de dados aplicada à análise de dados em saúde e genômica.