Publicado em: 19/07/2021

CEI-Talks + Série de Seminários do INF

No dia 21/07/2021, quarta-feira, às 12h45min ocorrerá mais uma edição de palestras CEI-Talks + Série de Seminários do INF.

Título: Aspectos de Segurança em IoT: Aplicabilidade e Casos de Uso
Palestrante: Jéferson Campos Nobre
Data: 21/07/2021, 12h45
Local: mconf.ufrgs.br/webconf/serie-de-seminarios-do-inf ou https://www.youtube.com/seriedeseminariosdoinf

Resumo: A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) pode ser definida como um conjunto de objetos físicos com hardware, software embarcado e comunicação de dados. No entanto, além da IoT possuir questões relacionadas à Segurança da Informação análogas àquelas encontradas na Internet e em soluções digitais tradicionais, novas vulnerabilidades têm sido costumeiramente encontradas. Além disso, a definição de mecanismos de segurança em ambientes restritos como a IoT, tanto para as aplicações quanto para a comunicação de dados, é um tema desafiador. Neste seminário, serão discutidas iniciativas em pesquisa e mercado na área, assim como potenciais aplicações em novos produtos e serviços. Finalmente, serão discutidos casos de uso com foco na área da Saúde.

Mini-bio: Jéferson Campos Nobre é Professor Adjunto do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele é Engenheiro Eletricista, Psicólogo, Mestre e Doutor em Computação (UFRGS). Anteriormente, Jéferson foi professor de graduação e pós-graduação de outras instituições de ensino, como a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atualmente, Jéferson é co-coordenador da Internet Engineering Task Force Latin America (IETF-LAC) Task Force e co-secretário do Network Management Research Group (NMRG) da Internet Research Task Force (IRTF). Além da experiência acadêmica, Jéferson atuou como engenheiro de telecomunicações nas operadoras Claro, TIM e Oi. Seus principais tópicos de interesse incluem Computação Autonômica e Abordagens Distribuídas aplicadas ao Gerenciamento e Segurança de Redes, Mecanismos de Medição de Rede e Gerenciamento e Segurança em Redes com Restrições de Recursos.