Publicado em: 07/09/2020

Ciclo de Palestras

IEEE CASS RS Talks 2020

Nesta sexta-feira, dia 11/09 às 13h30min (Horário de Brasília) ocorrerá a palestra AI for IC and IC for AI: Closed-Loop Perspectives and Recent Results” ministrada pelo Professor David Pan (University of Texas at Austin, USA). A transmissão será feita pelo canal do YouTube do IEEE CASS Rio Grande do Sul Chapter.

O recente boom da Inteligência Artificial foi amplamente impulsionado por três forças de confluência: algoritmos, dados e poder de computação habilitado por circuitos integrados modernos (ICs), incluindo aceleradores de IA especializados. Esta palestra apresentará uma perspectiva de loop fechado para IA sinérgica e design ágil de IC com dois temas principais, IA para IC e IC para IA. À medida que a tecnologia de semicondutores entra na era do escalonamento extremo, as complexidades de projeto e fabricação de IC tornam-se extremamente altas. Mais do que nunca, são necessárias tecnologias de design de IC mais inteligentes e ágeis para otimizar o desempenho, potência, capacidade de fabricação, custo de design, etc., e para fornecer dimensionamento equivalente à Lei de Moore.

O Professor David Pan apresentará alguns resultados recentes que alavancam a IA moderna e o avanço do aprendizado de máquina com personalizações específicas de domínio para design ágil de IC e fechamento de fabricação. Enquanto isso, ICs personalizados, incluindo aqueles com tecnologias além do CMOS, podem melhorar drasticamente o desempenho de IA e a eficiência energética em ordens de magnitude. Na palestra, será mostrado alguns resultados recentes sobre co-design de hardware/software para redes neurais ópticas de alto desempenho e eficiência energética. O feedback bidirecional do design sinérgico de IA e IC tem grande potencial para avançar significativamente o estado da arte de cada um.

O palestrante, David Z. Pan, é atualmente Professor da Fundação de Engenharia do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade do Texas em Austin. Seus interesses de pesquisa incluem interações de IA e IC bidirecionais, automação de projeto eletrônico, projeto para fabricação, segurança de hardware e CAD para CIs analógicos / de sinal misto e tecnologias emergentes. Ele publicou mais de 380 artigos em revistas / conferências e 8 patentes nos Estados Unidos. Ele atuou em muitos conselhos editoriais de periódicos e comitês de conferências, incluindo várias funções de liderança, como Presidente Geral ICCAD 2019, Presidente TPC ASP-DAC 2017 e Presidente Geral ISPD 2008. Ele recebeu muitos prêmios, incluindo SRC Technical Excellence Award, 19 Best Paper Awards, DAC Top 10 Author Award in Fifth Decade, ASP-DAC Frequently Cited Author Award, Communications of ACM Research Highlights, ACM / SIGDA Outstanding New Faculty Award, NSF CAREER Award, Award IBM Faculty (4 vezes) e muitos prêmios de concursos internacionais de CAD.