Português English
Contato
Publicado em: 26/09/2020

Ciclo de Palestras

IEEE CASS/CEDA Industrial Talks 2020

Nesta quarta-feira, dia 30/09 às 18h (Horário de Brasília) ocorrerá a palestra “Overview of Eldorado Activities in Micro and Nanoelectronics”, com Eduardo Rodrigues de Lima (Instituto de Pesquisa Eldorado, Brasil). A transmissão será feita pelo canal do YouTube do IEEE CASS Rio Grande do Sul Chapter.

O Instituto de Pesquisa Eldorado é atualmente um dos principais centros de P&D do Brasil e sua visão é ser referência em novas tecnologias de informação e comunicação e microeletrônica. Desde o início de suas operações, em 1999, vem empreendendo os esforços necessários para diversificar seu portfólio, visando o Agronegócio, Mineração, Óleo e Gás, Saúde, Automotivo, entre outros mercados. Possui cases de sucesso e um amplo know-how em tecnologias emergentes. Possui quatro unidades – Brasília, Campinas, Porto Alegre e Manaus. A Design House da Eldorado estabeleceu suas bases em 2002 com o advento do PNM (Programa Nacional de Microeletrônica). Desde então, tem se envolvido em vários projetos de micro e nanoeletrônica, abrangendo circuitos eletrônicos e arquiteturas, bem como design e aplicação de sistemas. Após uma introdução sobre as capacidades da Eldorado, esta palestra abordará as atividades da Eldorado’s Design House, cobrindo Hardware, ASIC e Design de Embalagem, terminando com os papéis que ela desempenhará no futuro do mercado de semicondutores no Brasil.

O palestrante, Eduardo Rodrigues de Lima é Especialista Líder de Projetos do Instituto de Pesquisa Eldorado, em Campinas-SP. Ele é Coordenador Técnico de Projetos para transceptores e receptores digitais, processamento de sinais digitais, redes wireless e implementação desses sistemas em ASIC, FPGA, SDR e / ou Embedded Systems. Ele é PhD em Telecomunicações pela Universitat Politècnica de València (UPV). É graduado em Engenharia Elétrica pela UNESP, Técnico em Eletrônica pelo Colégio do Carmo (Santos), além do Diploma de Formação Profissional em Mecânica Geral (SENAI). Orienta diversos pesquisadores de Pós-Doutorado, e colabora constantemente como Professor Visitante na FEEC / UNICAMP, onde co-orienta alunos de Mestrado e Doutorado. É também Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DT-2) do CNPq.