Nesta sexta-feira, dia 02/10 às 13h30min (Horário de Brasília) ocorrerá a palestra “Assertion mining: what, how and where?” ministrada pelo Professor Graziano Pravadelli (University of Verona, Italy). A transmissão será feita pelo canal do YouTube do IEEE CASS Rio Grande do Sul Chapter.
Desde a última década, a verificação baseada em asserção (ABV) surgiu como uma das soluções mais promissoras para verificação em nível de sistema. ABV conta com a definição de fórmulas lógicas (asserções) que formalizam os comportamentos do projeto sob verificação (DUV) ao superar a ambiguidade das linguagens naturais e fornecer aos engenheiros especificações precisas e bem definidas. No entanto, a definição de asserções é um processo demorado que requer alto conhecimento e às vezes termina com um conjunto incompleto, mas redundante, de asserções. Isso torna o processo ABV precário e inutilmente longo. Para superar as limitações de uma definição manual, esta palestra tratará da mineração de asserções como uma abordagem complementar para a geração automática de asserções. Após a introdução dos conceitos-chave, a palestra apresentará uma forma de extrair asserções dinamicamente a partir dos traços de simulação do DUV. Em seguida, ele mostrará como as asserções extraídas podem ser usadas para gerar automaticamente os blocos básicos de um protótipo virtual de nível de sistema para a verificação das propriedades funcionais e extras funcionais do DUV.
O palestrante, Graziano Pravadelli, PhD em ciência da computação, membro sênior do IEEE, membro do IFIP 10.5WG, é professor titular de sistemas de processamento de informações no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Verona (Itália) desde 2018. Desde julho de 2017, ele é Presidente do Quality Assurance Conselho (Presidio della Qualità) da Universidade de Verona. Em 2007, ele foi cofundador da EDALab s.r.l. (Itália), uma PME italiana cuja missão consiste em apoiar a inovação e transferência de tecnologia na modelação e verificação de sistemas embarcados. Desde 2015 é perito avaliador da ANVUR (Agenzia Nazionale di Valutazione del Sistema Universitario e della Ricerca), a agência italiana de avaliação do sistema acadêmico e de pesquisa. Seus principais interesses se concentram em modelagem, simulação e verificação semiformal de sistemas embarcados HW / SW, com particular atenção à prototipagem virtual, geração de SW incorporado correto por construção, modelagem TLM e RTL, técnicas de abstração e refinamento, análise de mutação e mutação teste, qualificação funcional e verificação baseada em asserções. Mais recentemente começou a estudar a aplicação de sistemas embarcados para desenvolver plataformas de coaching virtual para pessoas com necessidades especiais.